Como cuidar da saúde dos olhos em época de alergias

Mesmo com as temperaturas a oscilarem ao longo da semana, a época das alergias está oficialmente aberta. Veja como proteger os olhos.

© iStock
Lifestyle Dicas

É com a chegada da primavera que chegam os primeiros sinais de alergia, acompanhados por espirros contínuos, lágrimas nos olhos, ardor de garganta e até dificuldade a respirar.

PUB

A alergia é o resultado de uma resposta intenso do organismo a um agente não tolerado, ou seja, a um componente alergénico. Em Portugal, destaca a CUF, são os ácaros e o pó doméstico os dois principais causadores de alergia na população, contudo, o pólen e os fungos podem também promover e agravar esta condição.

Os olhos são das partes do corpo que ‘mais sofrem’ nesta época do ano, sendo as conjuntivites alérgicas uma das consequências mais comuns. A pensar em todas as pessoas que sofrem deste mal, o site Buena Vida do jornal As listou os oito conselhos mais certeiros para cuidar da saúde dos olhos durante a época de alergias (e já agora, aposte também na alimentação).

1 – Conhecer a alergia e o agente alergénico, de forma a encontrar junto do médico uma forma de prevenção e tratamento mais eficaz;

2 – Manter a boa higiene ocular, evitando tocar nos olhos com as mãos ou dormir com maquilhagem;

3 – Evitar o uso de lentes de contacto ou alternar mais vezes com o uso de óculos;

4 – Apostar nos óculos de sol, pois ajudam a evitar o contacto dos olhos com alguns dos agentes alergénicos que se propagam no ar;

5 – Tomar banho quando chegar a casa, de forma a eliminar os vestígios dos poluentes que se acumulam no corpo, cabelo e roupa ao longo do dia;

6 – Praticar menos exercício ao ar livre, ou optar por fazê-lo mais à noite;

7 – Lavar sempre as mãos com água e sabão, especialmente depois de tocar num olho possivelmente afetado;

8 – Hidratar os olhos ao longo do dia, recorrendo a gotas ou lágrimas artificiais que tenham sido aconselhadas pelo médico ou farmacêutico.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser