Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Porque é que se deve aplicar gelo em caso de lesão?

Pode ajudá-lo a recuperar e a lidar melhor com a dor, mas em excesso a aplicação de gelo pode ser prejudicial.

Porque é que se deve aplicar gelo em caso de lesão?
Notícias ao Minuto

17:45 - 23/04/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Curiosidades

Provavelmente aplicar gelo é uma das primeiras coisas que faz quando bate com o joelho ou torce o tornozelo. Certamente saberá que o gelo ajuda a reduzir o inchaço e a aliviar a dor, mas porque é que interferimos com a resposta natural do nosso corpo?

O canal de YouTube SciShow explica que quando sofremos uma lesão o corpo ativa um processo inflamatório, enviando muitas células sanguíneas e fluidos para reparar os estragos. Esta é uma parte importante do processo de cicatrização, mas o problema é que a resposta inflamatória do corpo tende a ser excessiva.

O inchaço excessivo pode fazer com que os fluídos se concentrem todos na zona afetada, impedindo que as células próximas consigam o oxigénio de que precisam para funcionar. E é por isto que aplicar gelo numa lesão faz bem.

Quando coloca gelo numa parte do corpo que está inflamada os tecidos e os vasos sanguíneos contraem-se limitando a passagem de sangue e fluidos para essa área e reduzindo o inchaço.

O frio consegue ainda desacelerar o metabolismo celular, para que usem o oxigénio que têm e não morram, e alivia a dor pois com o frio os neurónios têm mais dificuldade em circular e perceber os sinais de dor.

No entanto, se deixar o saco de gelo demasiado tempo sobre a lesão – mais do que 10 a 20 minutos de cada vez -, este pode fazer mais mal do que bem. Isto porque se o local da lesão ficar demasiado frio, as células sanguíneas e os fluidos circularão ainda mais para essa zona para a tentar aquecer.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório