O sorriso está longe de ser uma simples expressão facial, pode ser o sinal mais claro de simpatia, antipatia, agrado, desagrado ou até mesmo falsidade.
Diz a BBC, depois de passar a pente fino tudo o que já se sabe sobre o ato de sorrir, que existem nada mais, nada menos do que 19 sorrisos diferentes. Mas é isto um motivo para sorrirmos? Nem por isso, até porque desses 19 apenas seis se devem a momentos de felicidade e alegria.
De acordo com a publicação, a grande maioria dos sorrisos (mais concretamente 13) ocorrem quando a pessoa se sente miserável ou conformada, está desconfortável, triste, embaraçada, horrorizada, com medo ou até mesmo enraivecida. Os sorrisos falsos podem ainda ocorrer quando uma pessoa tem de ser simpática e cordial quando não quer, quando faz um elogio sem acreditar nele ou quando tem de contar uma má notícia sem querer magoar a pessoa.
Mas, porque é que existem mais sorrisos de tristeza do que de felicidade? Segundo Paula Niedenthal, psicóloga na Universidade de Winscosin-Madison, tal deve-se não tanto àquilo que a pessoa sente, mas sim àquilo que a pessoa quer espelhar aos outros.
Na prática, conta a BBC Future, os sorrisos falsos são mesmo isso, o espelho de um falso sentimento e da vontade de dar aos outros aquilo que esperam obter.
As diferenças entre os sorrisos verdadeiros e os sorrisos falsos
Diz a ciência que entre os sorrisos positivos está o sorriso de Duchenne, o sorriso de boca fechada, o sorriso envergonhado, o sorriso de engate e o sorriso de surpresa e de emoção. Todos estes sorrisos tendem a ser espontâneos e espelho de um estado de espírito positivo e alegre.
Já entre os sorrisos falsos, diz a BBC depois de ler tudo o que a ciência sabe sobre o assunto, estão o sorriso de medo, o sorriso miserável, o sorriso enganador (o tal que é usado para dar más notícias), o sorriso de conformidade, o sorriso por espelho (que pode ser a resposta ao sorriso enganador), o sorriso de ouvinte, o sorriso de desprezo, o sorriso de maldade, o sorriso de desprezo, o sorriso de medo (agradável ou não), o sorriso de tristeza e o sorriso falso, tal como é, e ainda o sorriso irónico.