Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Quatro proteínas vegetais que deve incluir na alimentação

Se está a pensar reduzir o consumo de proteínas de origem animal, veja as opções que não podem faltar na sua alimentação.

Quatro proteínas vegetais que deve incluir na alimentação
Notícias ao Minuto

19:03 - 14/04/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Reduzir o consumo de proteínas de origem animal traz vários benefícios para a saúde humana, animal e até mesmo do planeta. Se falarmos apenas da carne, os benefícios são ainda mais notórios, uma vez que o consumo deste alimento tem estado fortemente associado a vários problemas de saúde, incluindo o cancro.

Embora não seja necessários que todas as pessoas abracem de uma assentada o vegetarianismo, seguir um ou outro dia uma alimentação isenta de produtos de origem animal pode ter um resultado bastante positivo, como lhe revelámos aqui.

Mas para que uma alimentação vegetariana seja saudável, é preciso prestar uma especial atenção às proteínas e saber consumi-las, uma vez que nem todas oferecem os aminoácidos da carne e do peixe e, por isso, precisam de ser combinadas com cereais, como acontece com as leguminosas.

De acordo com o site Mind Body Green, existem quatro proteínas vegetais que devem ser incluídas na alimentação com frequência por combinarem este macro-nutriente com um vasto leque de vitaminas e minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Por exemplo, diz a publicação, um quarto de chávena de sementes de cânhamo oferece 10 gramas de proteína completa, além disso, trata-se de um alimento bastante versátil, podendo ser adicionado em iogurtes, batidos, sopas, saladas, barras de cereais caseiras, etc.

A quinoa é uma outra fonte de proteína por execelência, podendo mesmo fazer as vezes à carne, ao peixe e até mesmo aos hidratos de carbono que são servidos como complementos, como acontece com o arroz e com a massa. Este pseudo-cereal oferece todos os aminoácidos essenciais para o corpo humano e uma chávena equivale a cerca de oito gramas de proteína.

Diz ainda a publicação que a spirulina é também um alimento a ter em conta quando o objetivo é não comer proteínas de origem animal. Segundo Jodi Bullock, nutricionista holístico, este superalimento contém entre 65% a 70% de proteína completa.

Feito com feijões de soja fermentados, o tempeh é uma outra excelente opção, visto que meia chávena pode oferecer 15 gramas de proteína completa, mais até do que o tofu, que oferece dez gramas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório