Antes de serem 'arrumadas' no córtex, as memórias passam pelo hipocampo

As memórias guardadas no cérebro passam primeiro por um armazenamento temporário antes de serem "arrumadas" no córtex, descobriram cientistas norte-americanos num estudo publicado hoje na revista Science.

Notícia

© iStock

Lusa
06/04/2017 21:33 ‧ 06/04/2017 por Lusa

Lifestyle

Estudo

Os investigadores do Instituto de Tecnologia do Massachusetts acreditam ter identificado "o mecanismo dos circuitos para a consolidação da memória", que é guardada simultaneamente no hipocampo, onde fica temporariamente, e ao mesmo tempo no córtex cerebral, onde passa por um período de maturação durante cerca de duas semanas.

A pesquisa foi feita com ratos de laboratório a quem os cientistas deram pequenos choques elétricos, usando depois estimulação com luz para ativas as células que guardaram a memória desse choque.

Quando os ratos responderam com medo, imobilizando-se, os cientistas conseguiram determinar que área do cérebro respondeu e onde estavam armazenadas as memórias dos choques elétricos.

Além disso, estimularam as memórias dos ratos colocando-os novamente no local onde estavam quando receberam o choque elétrico.

"O córtex pré-frontal já continha informação específica das memórias" do choque elétrico, afirmou o académico Takashi Kitamura, um dos principais autores do estudo.

O investigador afirmou que isso contradiz a teoria tradicional, que diz que as memórias são gradualmente transferidas, uma vez que descobriram que "já lá estão".

Agora, a investigação continua no sentido de saber se as memórias desaparecem completamente do hipocampo ou se ficam lá vestígios, mas para isso é preciso conseguir controlar o que se passa nas células durante mais tempo.

Além disso, querem saber mais sobre a maturação de memórias no córtex, depois de já terem demonstrado que é crucial a comunicação entre o córtex e o hipocampo.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas