Meteorologia

  • 02 JUNHO 2020
Tempo
23º
MIN 18º MÁX 26º

Edição

Alimentos com 'superpoderes'? Estes são os 30 mais nutritivos

Destacam-se dos demais por possuírem um maior leque de nutriente e por oferecem vários benefícios para a saúde mesmo quando consumidos em pequenas quantidades.

Alimentos com 'superpoderes'? Estes são os 30 mais nutritivos -

Destacam-se dos demais por possuírem um maior leque de nutriente e por oferecem vários benefícios para a saúde mesmo quando consumidos em pequenas quantidades.

Na hora de escolher os alimentos mais saudáveis e nutritivos, não há nada como optar pelos legumes e vegetais, exemplos claros de alimentos que, no seu estado natural, conseguem conter um vasto leque de vitaminas e minerais e oferecer poucas calorias.

Alguns destes alimentos tornam-se ainda mais nutritivos quando cozinhados, como é o caso do espinafre e da couve kale, que beneficiam, por exemplo, da junção de uma gordura saudável como o azeite.

Para determinar quais os alimentos mais e menos saudáveis, o médico e autor Joel Furhman criou um guia de avaliação que tem por base o Índice de Densidade de Nutrientes Agregados (ANDI, em inglês). Este índice olha para a quantidade de micro e macro nutrientes em cada grama e para as calorias que cada alimento oferece, classificando como mais saudáveis aqueles que se aproximam da escala máxima, traçada em 1000 pontos.

Mas para que se consiga saber quais os alimentos mais saudáveis, é preciso também excluir todos aqueles que são pouco ou nada saudáveis. É o caso dos refrigerantes, que constam em último lugar nesta lista, conseguindo apenas um ponto em 1000 possíveis.

Entre os dez piores estão ainda os aperitivos fritos à base de milho, o gelado de baunilha, o pão branco, o azeite, o sumo de maçã, queijo cheddar, massa de trigo refinado, batatas fritas e queijo feta.

Estes alimentos estão entre os piores por oferecem poucos nutrientes face à grande quantidade de calorias que têm. Sim, o azeite é uma gordura saudável, mas não deixa de ser uma gordura calórica e pouco nutritiva.

Nas imagens acima vai ficar a conhecer os 30 alimentos com um maior índice de densidade de nutrientes agregados.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório