Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Estes cinco alimentos podem tornar a depressão ainda pior

Alguns alimentos têm o poder de estimular a resposta do organismo ao estado de espírito e, no caso da depressão, tal pode significar um agravamento dos sintomas.

Estes cinco alimentos podem tornar a depressão ainda pior
Notícias ao Minuto

08:40 - 06/04/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

A alimentação tem um poder determinante no estado de espírito das pessoas, conseguindo contribuir para uma maior sensação de felicidade, mas também para um agravamento dos sintomas de tristeza e ansiedade.

No caso da depressão, explica a nutricionista Keri Glassman, “alguns alimentos conseguem, na verdade, aumentar a resposta fisiológica do corpo ao estado de espírito, dando origem a uma inflamação não saudável” que deixa as pessoas ainda mais tristes e stressadas e, deste modo, propensas à depressão (que pode ser prolongada).

Esta resposta deve-se à ligação existente entre o intestino e o cérebro e espelha o poder que a alimentação tem não só na saúde física, como também na saúde mental. Diz à revista Prevention o médico Harold W. Koenigsberg que, enquanto alguns alimentos têm um poder benéfico na saúde intestinal, outros “têm um efeito negativo no microbioma e no humor”.

As bolachas são um exemplo claro de alimentos que agravam os sintomas de depressão e tudo pelo efeito momentâneo que o açúcar provoca. Na prática, este tipo de alimento industrializado dá uma sensação repentina de bem-estar depois de ter sido consumido, mas as oscilações abruptas dos níveis de açúcar no sangue fazem com que os sintomas se agravem, aumentando o risco de depressão.

Também as bebidas com poder energético – e aqui incluem-se as opções açucaradas, mas também o café, o chá e o matcha – podem contribuir para o agravamento dos sintomas de depressão, especialmente quando consumidas em excesso e em momentos de stress. A causa está na cafeína, especialmente quando combinada com açúcar. E por falar em açúcar, o aspartame é um outro ingrediente listado pelos especialistas ouvidos pela revista.

Este adoçante artificial tem um efeito significativo na hora de agravar a sensação de tristeza, ansiedade e depressão, uma vez que consegue bloquear a produção de serotonina, hormona responsável pela sensação de bem-estar.

Embora ajude a relaxar num primeiro momento, as bebidas alcoólicas devem ser evitadas ao máximo quando se começam a sentir os primeiros sintomas de depressão e até mesmo quando a doença foi já diagnosticada.

Um recente estudo vem também contribuir para esta lista de inimigos da depressão ao revelar que o óleo de soja consegue agravar os sintomas da condição em 48%, uma vez que o facto de ser uma gordura trans faz com que o processo inflamatório seja maior e mais intenso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório