A sabedoria popular diz-nos que sentir a ausência de alguém faz com que gostemos ainda mais dela e alguns casais estão a levar essa dica mais à letra, estipulando um tempo para passarem separados.
Adotar a regra dos 80/20, como reporta o jornal britâncio The Sun, tem ajudado vários casais a recuperar a relação amorosa e a promover a felicidade individual.
Este princípio, chamado Pareto mas conhecido como 80/20, pode ser aplicado a vários aspetos da vida – desde a dieta (80% comida saudável e 20% coisas menos saudáveis) aos gastos (80% para despesas e diversão e 20% de poupança) – e está a suscitar um certo interesse no campo amoroso.
Há quem lhe chame relações a part-time ou até quem as confunda com as relações abertas, mas, fundamentalmente, aplicar este conceito às relações amorosas consiste em determinar que do tempo livre que os membros do casal têm, 80% será passado em casal, mas 20% separados.
Ou seja, o casal passará 20% do tempo separado e nesse tempo cada membro poderá fazer o que quiser e mais o deixar feliz. Em alguns casos, desde que assim seja combinado, os membros do casal podem escolher estar com outro parceiro sexual ou romântico.
Ao contrário das relações abertas, neste caso os casais só podem ter casos com outras pessoas nos 20% que lhe são alocados e não sempre que lhes apetecer.
Vários casais defendem que esta política os tem ajudado a fortalecer a relação, uma vez que lhes dá tempo para se focarem nas suas necessidades individuais, reduzindo as frustrações quando estão em casal.