Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Sete possíveis causas para a perda de peso inesperada

A perda de peso inesperada e até mesmo repentina pode ser a consequência de uma série de problemas de saúde.

Sete possíveis causas para a perda de peso inesperada
Notícias ao Minuto

10:44 - 05/04/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Nem todos os casos de perda de peso são o resultado de uma dieta de emagrecimento. Em algumas situações, a queda de números na balança pode ser, na verdade, a consequência de um sem número de fatores, muitos deles relacionados com problemas de saúde.

De acordo com a revista Prevention, uma das condições que mais afeta o peso é a doença da tiroide. Como explica a endocrinologista Anne Cappola, a perda de peso associada a esta hormona é uma das consequências mais notórias do hipertireoidismo, podendo surgir lado a lado com problemas de sono e calores corporais.

Também a doença celíaca pode causar uma perda de peso inesperada. Esta doença auto-imune não só pode interferir com a capacidade de absorção dos nutrientes como vem muitas vezes acompanhada por diarreia.

Na lista de causas para um emagrecimento não propositado está ainda a diabetes que, segundo Cappola, pode ter um impacto mais notório nos primeiros tempos da doença. Diz ainda a médica que também a depressão tem algo a dizer, assim como a artrite reumatóide, uma outra doença auto-imune que, por ter origem numa inflamação, afeta o organismo quase na sua totalidade, incidindo comummente no intestino.

Os tipos mais severos de cancro – seja os que afetam os intestinos ou o estômago ou os que são detetados já numa fase avançada – podem também causar a perda de peso, sendo a desnutrição e a anorexia duas das consequências mais comuns dos tratamentos de cancro.

Mas não são apenas as doenças (ou causas externas) que podem causar um emagrecimento repentino e inesperado. Como não poderia deixar de ser, também as escolhas alimentares têm algo a dizer, assumindo-se as dietas pobres em nutrientes como principais responsáveis diretas da perda de peso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório