Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Empreendedores amam as suas empresas como os pais amam os filhos

Estudo concluiu que o sentimento de compromisso era partilhado tanto por pais como por empreendedores.

Empreendedores amam as suas empresas como os pais amam os filhos
Notícias ao Minuto

14:03 - 29/03/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

O que os empreendedores sentem pelas suas empresas é semelhante ao que os pais sentem pelos seus filhos, segundo sugere um novo estudo.

Um grupo de investigadores comparou a atividade cerebral de pais e de empreendedores e verificou que ambos partilhavam um forte sentimento de compromisso.

Para este estudo os investigadores da Universidade de Helsínquia pediram a dois grupos de voluntários (cada um com 21 elementos do sexo masculino) que olhassem para fotografias enquanto analisavam a sua atividade cerebral através de ressonância magnética. O grupo dos empreendedores (com uma empresa há 4,5 anos) esteve a ver fotografias das suas empresas e de empresas que lhe eram familiares e de si próprios, enquanto o grupo dos pais (com o primeiro filho com 5,6 anos) viu fotografias dos seus filhos e de crianças conhecidas.

Quando os pais olhavam para as fotografias dos seus filhos, desativavam-se as partes do cérebro responsáveis pela teoria da mente e pela avaliação social de outras pessoas. Foram observadas desativações semelhantes entre os empresários que se classificaram como muito estreitamente ligados à sua empresa.

Entretanto, a ativação das áreas cerebrais responsáveis pela recompensa e processamento das emoções foi associada ao nível de confiança dos participantes.

"Os nossos resultados indicam que os empresários e pais menos confiantes podem ser mais sensíveis aos perigos e riscos da parentalidade e do empreendedorismo", disse a investigadoras Marja-Liisa Halko.

Por outro lado, os resultados também sugerem que o excesso de confiança e a repressão de emoções negativas podem levar à sobrestimação da probabilidade de sucesso e pressupostos excessivamente otimistas para a empresa, segundo reporta o Daily Mail.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório