Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

A reprodução sexual pode ter evoluído para combater as doenças

Cientistas descobriram que apesar de a reprodução assexual ser mais eficiente alguns animais evoluíram para a reprodução sexual para que os descendentes conseguissem adaptar-se e resistir às doenças.

A reprodução sexual pode ter evoluído para combater as doenças
Notícias ao Minuto

15:00 - 29/03/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Há muito que os cientistas tentam descobrir porque é que a reprodução sexual evoluiu quando a reprodução assexual – que não requer um parceiro, como acontece com os animais que põe ovos não fertilizados – é muito mais eficiente.

A teoria de que a reprodução sexual evoluiu devido à presença de doenças, e à necessidade de as espécies se estarem constantemente a evoluir e adaptar para resistir ao patógenos em co-evolução foi agora confirmada por investigadores da Universidade de Adelaide.

Como reporta o Daily Mail, os investigadores confirmaram esta teoria através de um modelo de simulação em computador que desenvolveram e que explica porque é que os animais mais complexos se reproduzem sexualmente.

Segundo o que os investigadores descobriram, a reprodução sexual gera uma recombinação genética, que traz vantagens evolucionárias. A combinação do ADN dos dois progenitores faz com que o descendente receba mais mutações genéticas e seja mais resistente às doenças.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório