Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Crianças que brincam ao ar livre protegem mais a natureza em adultos

O contacto com o mundo exterior durante a infância está associado a uma maior preocupação com a natureza durante a vida adulta.

Crianças que brincam ao ar livre protegem mais a natureza em adultos
Notícias ao Minuto

19:30 - 28/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Numa altura em que a grande maioria das brincadeiras protagonizadas pelas crianças cingem-se a dispositivos móveis e computadores, um recente estudo da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, vem sugerir que essa tendência pode colocar em causa as preocupações com o meio ambiente a médio e longo prazo.

De acordo com o site Science Daily, o estudo revela que as crianças que brincam mais ao ar livre tendem a preocupar-se mais com a natureza na vida adulta. Esta conclusão surgiu depois de terem sido avaliados 50 jovens estudantes universitários com idades entre os 18 e 25 anos, que tiveram de revelar os seus hábitos em criança e como olham atualmente para a saúde do meio ambiente.

Na prática, diz a publicação, dos participantes que confessaram brincar muito na rua e ao ar livre em crianças, 87% mostram-se mais defensores do planeta em adultos, sendo que 84% destes dizem mesmo que os cuidados com meio ambiente são uma questão prioritária.

Para os mentores do estudo (que foi publicado na revista Australian Journal of Environmental Education), os resultados revelam que “proporcionar experiências positivas na infância e na natureza, como programas escolares ao ar livre, pode ajudar a desenvolver preocupações com o meio ambiente em adultos”. Contudo, salientam ainda que este tipo de iniciativas podem de nada valer se não existir uma construção do conhecimento sobre a gestão ambiental, onde as crianças poderão ganhar uma maior consciência do estado do planeta.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório