Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Queixar-se só faz com que odeie mais o seu trabalho

Falar mal do trabalho ou dos colegas pode saber-lhe bem, mas não o ajuda.

Queixar-se só faz com que odeie mais o seu trabalho
Notícias ao Minuto

16:10 - 27/03/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

É praticamente irresistível, chega a casa ou encontra-se com amigos e começa imediatamente a falar de trabalho, a queixar-se dos colegas, das políticas da empresa, dos patrões, etc.

Sim, sabe bem fazê-lo e até encontrar o consolo de saber que os empregos das outras pessoas também não são perfeitos, mas, segundo um novo estudo, esta rotina de lamentações sobre o trabalho não lhe traz nada de bom.

O estudo, publicado na revista European Journal of Work and Organizational Psychology, descobriu que queixar das coisas negativas que se passam no trabalho, na verdade, faz com seja mais difícil ultrapassá-los e voltar a gostar do que faz.

E nesse processo, só faz com que se sinta mais miserável e odeie o seu trabalho.

Para este estudo, como reporta o site britânico Metro, os investigadores pediram 112 pessoas que preenchessem diários durante três dias seguidos sobre o quanto se queixavam durante o dia, o tempo que passavam focados nos problemas e a frequência com que exageravam pequenos problemas.

Os investigadores concluíram que quanto mais as pessoas se queixavam, exageravam pequenos problemas e se focavam nas coisas negativas por que passaram, mais experiências e sentimentos negativos sentiam.

Os participantes reportaram humor mais em baixo, menos satisfação e orgulho no seu trabalho durante o dia. Quando os participantes não se queixavam do trabalho, os eventos negativos não tinham tanto impacto no seu humor e compromisso laboral durante o dia.

Se surgir um verdadeiro problema, o melhor é tentar resolvê-lo a partir da comunicação direta, em vez de reviver o assunto vezes sem conta e encher-se de pessimismo. Já se o problema é alguém estar sempre a usar a sua caneca, ou não dizer bom dia, o melhor será mesmo esquecer.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório