Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

O pequeno e inconsciente hábito diário que faz aumentar o stress

Quantas vezes olha para o telemóvel ao longo do dia?

O pequeno e inconsciente hábito diário que faz aumentar o stress
Notícias ao Minuto

13:41 - 24/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Os dispositivos móveis são como uma extensão do corpo humano. Estão presentes em quase todos os momentos do dia, facilitam a gestão da rotina, dão uma mãozinha à má memória e ainda conseguem entreter e estabelecer o contacto com pessoas de todas as partes do mundo.

Estes gadgets têm tudo para serem perfeitos e verdadeiros aliados da vida saudável, contudo, a facilidade com que viciam fazem deles opções nem sempre benéficas.

Diz uma recente investigação da Associação Americana de Psicologia que o uso constante, repetido e até mesmo já inconsciente do telemóvel (sim, aquele gesto quase inconsciente de ir ver as horas, de ir às redes sociais, ao email ou a mensagens ou de simplesmente bloquear e desbloquear e/ou de achar que tocou) pode ser o principal responsável pelo crescimento dos níveis de stress que se verificam nos dias de hoje, prejudicando a saúde física e mental.

“O que as pessoas não consideram é que enquanto a tecnologia nos ajuda de várias formas, estar constantemente ligado pode ter um impacto negativo tanto na saúde física como na mental”, disse Lynn Bufka, um dos autores do estudo que contou com a participação de 3,511 pessoas com mais de 18 anos.

Diz a Health que os participantes foram desafiados a pontuar os níveis de stress associados ao uso dos dispositivos móveis e aqueles que mais acediam aos equipamentos mostram-se mais stressados do que os que não usavam tantas vezes os dispositivos móveis (5,3 e 4,4 pontos, respetivamente).

Contudo, embora a ligação entre o uso recorrente de telemóveis e tablet e o stress seja claro, muitos dos participantes não se mostraram preocupados com o efeito nocivo desta ligação, especialmente aqueles que consideravam fazer um uso adequado dos equipamentos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório