Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Seis lições para conquistar uma autoestima inabalável

Dicas e desafios para melhorar a sua autoestima.

Seis lições para conquistar uma autoestima inabalável
Notícias ao Minuto

18:10 - 26/03/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Comportamento

Muitas vezes faz falta. Mas o seu excesso é visto como sinónimo de arrogância. Sabe do que estamos falar? De autoestima.

"Todos nós temos, alguns equilibrados, outros em menor quantidade. A realidade é que todos os seres humanos têm essa sensação e o importante é mantermos o equilíbrio para garantir um relacionamento saudável connosco e com os outros", conta Maura de Albanesi, psicóloga e coach.

Mas para quem está com problemas de autoestima, esta especialista organizou seis lições básicas:

1.ª lição: Gostar de si por inteiro

"Gostar de si é dar atenção tanto às suas qualidades positivas quanto às que ainda devem ser aperfeiçoadas. Neste período, deverá haver uma compreensão e aceitação de como é, gostando da mesma maneira", afirma.

"Para gostar de si é preciso olhar-se por inteiro e afirmar 'Eu sou assim' e depois vai dizer às pessoas como você é, mas vai aprender a dizer com graça, com admiração, mesmo quando há parâmetros como ‘Eu sou uma pessoa muito alegre, mas de vez em quando irrito-me…’. Quando faz o comentário com naturalidade, a sua autoestima já está a destacar-se."

2.ª lição: Respeitar a sua vontade

"Quando não tem vontade própria, a vontade do outro prevalece, sem que você tenha hipótese de colocar a sua vontade. O que queremos deve ser dito sem imposição e de forma suave - é o querer ou não querer, sem se omitir por agradar ou desagradar alguém."

Para chegar a essa etapa, Maura propõe mais um desafio: dizer sempre qual é a sua vontade. "Todas as vezes em que tiver uma opção, exponha a sua preferência, que pode ser simplesmente ‘Ir ao cinema ou não’. Faça a sua vontade prevalecer e respeite a vontade do outro e, assim, ele respeitará as suas vontades. Dê sempre sua opinião, custe o que custar."

3.ª lição: Valorização

"Qual é o seu valor? Que nota dá a si mesmo? Não será apenas uma nota, mas várias porque há a nota como marido/mulher, dona de casa, funcionário, homem/mulher… e assim por diante. Isto é extremamente importante porque é a partir deste valor que as pessoas o vão valorizar".

O terceiro desafio é saber qual é a nota que dá para aquilo que faz. "Se é uma amiga, que nota dá a essa amiga que é? Na amizade poderá ser uma pessoa nota 3 e no trabalho poderá ser uma nota 10."

4.ª lição: Autorreconhecimento

"Trata-se de reconhecer exatamente as suas qualidades e suas não qualidades, e não ficar rendido ao feedback da opinião do outro. Quando se pede uma opinião, ficamos rendidos ao reconhecimento da outra pessoa…"

O quarto desafio é reconhecer-se. "Olhe-se no espelho e elogie-se, dê a sua opinião sobre si. Olhe para as suas funções diárias e reconheça o que faz de bom e quando as ideias e atitudes são suas."

5.ª lição: Autoconfiança

"A autoconfiança vem quando cumpre o que se propôs a fazer, pois há um recado enviado para confiar. Faz com que você se sinta forte, comece a gostar de si... É o tecer o tapete da sua vida… pode ter muitos defeitos, mas há um recado de 'É assim mesmo'. E é assim mesmo! Esses pontos vão-se interligando e a autoestima vai sendo formada. A autoconfiança eleva a autoestima porque começa a gostar de si mesmo, acha-se confiável, faz bem a si próprio.

6.ª lição: Autodeterminação

"Ninguém vai desviá-lo do seu caminho. Esta mensagem interna vem com força, uma força de colocar no mundo o que se é e do que gosta, com opinião, confiança e reconhecimento de planear e concluir uma tarefa. Não é bom chegar ao fim do dia e ter concluído tudo que se havia proposto? Esse bem-estar faz com que a pessoa se torne vigorosa."

Por fim, o último passo é: conclua do mínimo ao máximo. "Significa isto ser uma pessoa confiável em si mesma, o confiar ou não no outro já não é tão importante. Há uma determinação ao praticar a ação. E dê nota ao seu feito"..

Com estes passos, explica Maura, é possível tornar-se uma pessoa com autoestima elevadíssima, que não espera nada de ninguém, pois confia em si mesmo. "Somos seres humanos em evolução, não perfeitos, por isso, ao longo do caminho, cada um de nós deve elogiar-se, reconhecendo o que fazemos, aplaudindo-nos antes do aplauso do outro", finaliza.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório