Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Como a comida o está a deixar mais velho do que realmente é

Enquanto alguns alimentos promovem uma sensação de juventude e conseguem mesmo reparar alguns sinais e danos relacionados com o envelhecimento, outros nada mais fazem do que acrescentar uns valentes anos à aparência e saúde.

Como a comida o está a deixar mais velho do que realmente é
Notícias ao Minuto

12:40 - 23/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Rotina

Aquilo que comemos diariamente tem um impacto a curto, médio e longo prazo na nossa saúde. Para dizermos a verdade, não há alimento que não interfira com o nosso corpo, para o bem ou para o mal.

Alguns alimentos – como aqueles que são ricos em antioxidantes ou considerados como superalimentos por fornecerem um vasto leque de nutrientes – ajudam a reverter os sinais de envelhecimento, quer sejam os internos ou os externos. Estes alimentos trazem saúde, dão vitalidade, promovem a longevidade e oferecem uma aparência mais jovial. Contudo, a alimentação é uma moeda com dois lados e um deles é bem negativo.

Existem determinados alimentos que conseguem danificar a saúde em grande escala e promover um envelhecimento precoce, que é facilmente espelhado no aparecimento de doenças e de rugas ou marcas no corpo.

É o caso dos produtos finais de glicosilação avançada (AGEs), que são nada mais, nada menos do que proteínas ou gorduras expostas ao açúcar. Neste leque enquadram-se a carne vermelha e o queijo, os cereais quando confecionados a altas temperaturas, as natas, a manteiga e as gorduras de origem animal. Além de promovem o envelhecimento, os AGEs são ainda desencadeadores de diabetes e doenças cardiovasculares, como diz o site Mind Body Green.

Também o açúcar é um agente que desencadeia o envelhecimento, seja ele o açúcar refinado que usamos na culinária ou todos os tipos de açúcar usados nos alimentos processados e que muitas vezes surgem disfarçados em alternativas sintéticas.

Como lhe mostrámos aqui, a dieta anti-inflamatória é uma das mais penosas para a saúde, podendo mesmo desencadear o cancro. Os alimentos inflamatórios aceleram o envelhecimento por dentro e por fora e, por isso, o seu consumo deve ser o mais moderado possível, não ficando de parte a possibilidade de ser excluído, uma vez que falamos de alimentos altamente industrializados e processados.

E por falar em alimentos processados, também as carnes processadas (como o fiambre, salsichas, salame, etc.) são de evitar, diz a publicação, salientando que estes alimentos interferem diretamente com os níveis de estrogénio, uma situação que acelera o envelhecimento interno e externo.

Diz ainda o site que os peixes ricos em mercúrio aumentam a acumulação de toxinas no corpo, o que faz com que o organismo fique mais fraco e incapaz de fazer frente às agressões internas e externas de que é alvo, tal como acontece com os óleos refinados, que possuem altos níveis de gorduras trans e saturadas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório