Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Obesidade na adolescência aumenta risco de doenças no fígado

Estudo avaliou mais um milhão de pessoas durante duas décadas.

Obesidade na adolescência aumenta risco de doenças no fígado
Notícias ao Minuto

12:00 - 23/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

O excesso de peso durante a adolescência é um forte desencadeador de doenças no fígado na vida adulta. A conclusão é de um estudo sueco, publicado na revista Gut e divulgado no The New York Times.

De acordo com a investigação – que analisou 1.2 milhões de pessoas entre os 17 e os 19 anos, acompanhando-as entre 1669 e 1996 -, quanto maior for o índice de massa corporal (IMC) na adolescência, maior é a probabilidade da pessoa sofrer de algum problema hepático na vida adulta, tendo os investigadores diagnosticado 251 casos de cancro do fígado e 5,281 casos de doenças severas neste órgão.

De acordo com o estudo, ter um IMC entre os 22.5 e os 25 aumenta o risco de problemas hepáticos em 17% quando se compara com as pessoas cujo IMC está entre os 18.5 e os 22.5, valores considerados normais e saudáveis.

Já as pessoas com um IMC entre os 25 e os 30 (valores que levam já a uma classificação de obesidade) apresentam um risco maior na ordem dos 49% quando colocadas lado a lado com as pessoas saudáveis. O IMC acima de 30 representa o dobro do risco de doenças hepáticas, diz a publicação.

Embora os autores do estudo (da Karolinska University Hospital e da Lund University) salientam que ainda não é clara a relação entre os dois fatores (excesso de peso na adolescência e doenças hepáticas na vida adulta), defendem que é necessário aprofundar o tema, até porque conseguiram detetar ainda um maior risco de diabetes tipo 2 nos adolescentes com peso a mais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório