Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

No Dia Mundial da Água, fique com 15 dicas para poupar este bem essencial

Simples gestos diários e opções de compra podem fazer toda a diferença.

No Dia Mundial da Água, fique com 15 dicas para poupar este bem essencial
Notícias ao Minuto

21:03 - 22/03/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Ambiente

Neste Dia Mundial da Água aprenda ou recorde algumas dicas para conseguir poupar este bem essencial que a natureza nos dá.

A Hansgrohe, marca alemã de torneiras e soluções para a casa de banho, propõe 15 dicas úteis para poupar água:

1. Ao lavar as mãos, os dentes e ao fazer a barba não deixe a água a correr. Por cada minuto que passa com a torneira aberta gasta entre 7 e 20 litros de água;

2. Não tenha as torneiras a pingar, resolva o problema. Pode não notar na fatura mensal, mas as torneiras a pingar desperdiçam milhares de litros de água por ano.

3. Prefira os duches aos banhos de imersão. Para encher uma banheira precisa de pelo menos 140 litros de água. Quando toma duche gasta muito menos água, especialmente se desligar a água enquanto se ensaboa.

4. Aposte em tecnologia EcoSmart. A Hansgrohe sugere que a sua tecnologia permite reduzir o consumo de água graças a um engenhoso limitador de fluxo de água disponível em chuveiros e torneiras. O consumo de água de uma torneira convencional é de 13 litros por minuto, em média. Este consumo pode reduzir-se até 5 l/min se tiver uma tecnologia sustentável. A tecnologia EcoSmart permite reduzir o consumo de água num duche em 60%.

5. Atenção ao autoclismo que tem e à forma como o usa. A instalação de um sistema de descarga com ‘dois botões’ ajuda-o a poupar água, uma vez que permite a descarga total ou parcial do reservatório. No caso da descarga parcial são utilizados apenas 3 litros de água. Assim, existe uma poupança de 8.000 litros de água potável por ano e por pessoa.

6. Atenção ao consumo e eficiência energéticos dos eletrodomésticos que funcionam com água. Ao comprar uma máquina de lavar roupa ou loiça, considere a classe de eficiência energética e opte por modelos da classe A, A+ ou A++.

7. Limite o consumo de água quente. Quem não tem painéis solares em casa irá precisar de consumir recursos energéticos fosseis para conseguir ter água quente. Portanto, quem poupa água quente poupa também dióxido de carbono, prejudicial para o meio ambiente.

8. Quando lavar o carro, pense no meio ambiente. Escolha instalações de lavagem de veículos distinguidas com a certificação ecológica, isso significa que utilizam a mesma água várias vezes.

9. Aposte na tecnologia AirPower. O disco de jato AirPower da Hansgrohe aspira o ar e mistura-o com a água. Por cada litro de água, são adicionados cerca de três litros de ar. Assim, a água é utilizada de forma mais eficiente graças ao enriquecimento do ar.

10. Substitua as torneiras bicomando por monocomando. As torneiras monocomando permitem ajustar a temperatura de água desejada muito mais rápido do que com as torneiras bicomando, evitando assim desperdiçar água que não está a utilizar.

11. Mantenha o seu jardim, de forma inteligente. Deve regar o seu jardim com moderação para evitar desperdícios. Um dos truques para não ter gastar tanta água é regar o jardim ao final da tarde ou ao início da noite. Desta forma, a água evaporará menos do que nas horas de maior calor.

12. Atenção aos seus hábitos de consumo. Para produzir um 1 kg de papel de fibra nova são necessários 100 litros de água residual, no entanto, para a mesma quantidade de papel reciclado são necessários apenas 15 litros de água por quilo. Quando comprar papel para escrever ou higiénico, prefira produtos que respeitem o meio ambiente.

13. Compre apenas os alimentos da época. Além de muito mais ecológicos e saudáveis, os alimentos da época necessitam de muito menos água na sua produção.

14. Use garrafas de água reutilizáveis. As garrafas reutilizáveis de vidro ou PET baixam o gasto de material e energia. Na fabricação das garrafas convencionais perde-se muito mais água.

15. Utilize a água duas vezes. Existem diversas formas de poupar água utilizando-a duas vezes. Por exemplo, a água que de cozer a massa ou os vegetais pode ser usada na sopa ou no arroz ou até na rega do jardim.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório