Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Três causas para sentir tonturas durante o treino

Algumas pessoas sentem-se tontas durante o treino, esteja este a ser muito ou pouco intenso. Mas, porque é que tal acontece?

Três causas para sentir tonturas durante o treino
Notícias ao Minuto

10:20 - 22/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Exercício

O exercício físico é um dos principais fatores para se ter uma melhor saúde física e mental. A prática de atividade deve ser diária ou o mais frequente possível, pois só assim se consegue obter todos os benefícios associados a um estilo de vida ativo.

Mas o exercício físico pode ter alguns ‘efeitos secundários’. O cansaço extremo, a ansiedade, as lesões e ainda as tonturas são comuns, podendo estas últimas ocorrer ainda durante o treino.

Porque é que tal acontece? Segundo a médica norte-americana Kristin J. Speaker, são três as principais causas para as tonturas durante o treino: queda dos níveis de açúcar no sangue, pressão sanguínea e desregulamento do pH (o sangue fica mais ácido durante o exercício de alta intensidade).

Quando à queda dos níveis de açúcar, a melhor forma de prevenir tal é com a ingestão de alimentos até três horas antes do treino. Já no que diz respeito às tonturas causadas pela pressão sanguínea, a forma mais eficaz de prevenir é através da ingestão de água durante o treino, devendo a quantidade ser ajustada conforme o tipo de exercício que se está a fazer.

Uma vez que o pH do corpo se altera durante o treino devido também à produção de ácido lático (produzido pelos músculos enquanto trabalham), a melhor forma de prevenir a tontura associada a este fator é com a adaptação do treino, devendo-se optar por exercícios de menor intensidade, voltando à maior intensidade de forma gradual.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório