Treino por vibração pode ser o segredo para luta contra o excesso de peso

É a mais recente tendência do mundo do fitness e uma das maiores promessas para quem pretende um corpo mais forte e saudável. Fique a par do que a ciência acabou de descobrir.

© iStock
Lifestyle Estudo

É quase impossível não associar as plataformas vibratórias aos anúncios protagonizados por Paulo Futre, mas, e se o antigo jogador de futebol estiver mesmo correto e este for o futuro do mundo do fitness? Pelo menos, é isso que indica um estudo divulgado no final da semana passada.

PUB

Diz a investigação, publicada na revista Endocrinology e citada pela Time, que este tipo de equipamento por vibração é mesmo tão ou mais eficaz do que o exercício físico praticado tal como conhecemos.

Na prática, diz a publicação, o estudo – levado a cabo em ratos de laboratório – provou que este tipo de atividade é benéfico a nível muscular perante casos de diabetes e obesidade. Embora não se tenha ainda testado em humanos, a experiência mostrou ainda que o treino por vibração ajudou os ratos a melhorarem a sua sensibilidade à insulina em apenas 12 semanas, bastando 20 minutos de treino por vibração por dia.

Como conta a Time, os ratos que foram sujeitos aos equipamentos vibratórios obtiveram os mesmos resultados, tanto a nível de perda de peso como de ganho de saúde, do que aqueles que foram incentivados a caminhar por 45 minutos todos os dias.

Além disso, a investigação da Universidade Augusta (nos Estados Unidos) provou ainda que o treino por vibração não danificou a densidade óssea, algo que aconteceu nos ratos que treinaram por via da caminhada. Por cuidar da saúde dos ossos, este tipo de equipamentos pode ser ainda um aliado nos tratamentos de fisioterapia.

Embora os autores defendam mais estudos sobre este tipo de treino e salientem que este tipo de plataformas não fazem milagres, mostram-se confiantes nos seus benefícios quando o treino por vibração for usado como complemento de uma rotina de atividade física normal e associado a uma alimentação saudável.

As plataformas vibratórias permitem trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo ou concentrar a vibração num grupo muscular específico, sendo possível fazer agachamentos ou abdominais neste equipamento.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser