Cinco formas naturais de combater a dor

Independentemente da zona do corpo que afeta e da sua intensidade, a dor é sempre desconfortável e pode mesmo condicionar a qualidade de vida. Quando os medicamentos não são uma alternativa, são estas as apostas mais certeiras.

© iStock
Lifestyle Saúde

Dor. Aquela sensação mais ou menos aguda que pode afetar qualquer parte física ou emocional do corpo e que é comum (à sua maneira) a todas as pessoas. É, possivelmente, um dos aspetos mais recorrentes na vida humana e aquele que, mesmo quando ligeiro, pode comprometer a saúde e o bem-estar de quem afeta.

PUB

Os medicamentos são comummente usados no combate à dor, mas a sua eficácia nem sempre é a melhor ou os efeitos secundários deixam muito a desejar. Algumas pessoas evitam o consumo de fármacos e procuram alternativas mais naturais e menos penosas para a saúde digestiva. É aqui que entram os remédios naturais.

De acordo com a enfermeira Cheryl Myers, existem cinco remédios naturais capazes de atenuar ou até mesmo banir a sensação de dor. Um deles é a curcuma, raiz rica em curcumina com alto poder inflamatório e relaxante, sendo, por isso, ideal na hora de tratar a dor.

Ao site Mind Body Green, a especialista inclui ainda na sua lista de ‘mezinhas caseiras’ o óleo de menta, um dos mais eficazes para combater as dores de cabeça., especialmente aquelas que são causadas por tensão. Este óleo deve ser usado nas têmporas e na testa, bastando algumas gotas misturadas a um pouco de óleo de coco para que a eficácia seja notória.

Comum nos Estados Unidos, o biofeedback é também um dos recursos na hora de dizer adeus à dor. Trata-se de uma ferramenta terapêutica que recorre a aparelhos com poder sensorial que emitem informações sobre a saúde da pessoa, permitindo, assim, uma auto-regulação e um maior controlo sob o próprio corpo. Para a enfermeira, esta terapêutica é ainda eficaz no combate à ansiedade.

O uso de incensos pode ser também um aspeto a ter em conta, especialmente se for combinado com extrato de curcumina. Diz Cheryl Myers que esta é uma das soluções mais eficazes na hora de atenuar as dores de joelhos causadas por osteoporose, podendo mesmo ajudar a obter resultados mais positivos do que aqueles que são alcançados quando se recorre a fármacos químicos.

Por fim, mas não menos eficaz na luta contra a dor, está a acupuntura, uma terapêutica não convencional usada há milhares de anos. Vários estudos, lê-se na publicação, têm apontado esta terapia como uma das mais concretas no combate à dor, independentemente da zona do corpo que afeta.

Estes alimentos também ajudam a atenuar a dor.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser