A mensagem 'secreta' que os pais devem ensinar os filhos a enviar

Ter uma forma de sair de situações desconfortáveis ou até de sarilhos com a ajuda da família pode ser muito importante.

© iStock
Lifestyle Família

Desenvolver uma espécie de ‘código secreto’ com os seus filhos pode ajudá-los a crescer e a sair de situações problemáticas.

PUB

Este foi o pensamento que levou Bert Fulks, ministro, blogger e pai de três filhos, a ensinar os seus filhos a enviar uma mensagem secreta que lhes permitisse sair de situações desconfortáveis ou até perigosas, sem perguntas.

Segundo reporta o Mirror, Bert Fulks percebeu que muitas crianças se veem em situações complicadas, mas não conseguem contar a ninguém. Então resolveu desenvolver uma ‘rota de fuga’ para os seus filhos, no caso de algum dia precisarem.

No seu blogue https://bertfulks.com/2017/02/23/x-plan-giving-your-kids-a-way-out-xplan/?utm_medium=google explica: “Não consigo contar as vezes que sexo, drogas e álcool entraram no meu mundo de jovem; Eu não estava preparado para nada disso, mas não sabia como escapar e, na altura, não me castrar socialmente.”

O plano X que desenvolveu, para ajudar os filhos a sair de qualquer situação desconfortável em que não possam falar abertamente, consiste em enviar uma simples mensagem de texto com a letra ‘X’ para alguém da família mais próxima (mãe, pai ou irmãos).

A partir do momento em que uma pessoa recebe esta mensagem deve, em minutos, telefonar para a criança ou jovem que enviou a mensagem e dizer que surgiu algum imprevisto e que o/a irá buscar imediatamente. A criança ou o jovem podem perguntar o que se passou, mas do outro lado quem o vai buscar avisa que já vai a caminho.

Bert sublinha que as crianças ou jovens não têm de entrar em detalhes em relação à situação, se não quiserem – e também não terão chatices em casa por usarem o código.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser