No mundo do fitness e da musculação toda a gente parece ter algum ‘ingrediente secreto’ para ajudar a melhorar a performance e a aumentar a massa muscular.
Em muitos casos esse ‘ingrediente secreto’ passa pelos suplementos ou pelas bebidas energéticas. Estes produtos podem conter ingredientes como cafeína, taurina, beta-alanina ou creatina, que fazem com que fique mais alerta e aceleram a circulação do sangue.
Há algumas provas de que certos ingredientes, sob certas condições, podem mesmo ajudar a aumentar a massa muscular, bem como indícios de que certos suplementos podem fazer com que se sinta que se está a treinar mais e a obter os resultados, mas, como destaca o SciShow no vídeo acima, os efeitos dos suplementos e das bebidas energéticas podem trazer uma sensação estranha de formigueiro.
Hank Green, do SciShow, explica que esta sensação de formigueiro se chama parestesia e pode surgir depois de ingerir suplementos. O culpado, segundo destaca, parece ser um ingrediente mencionado acima chamado beta-alanina, que o corpo pode usar para produzir uma molécula chamada carnosina, que por sua vez ajuda a combater o ácido lácteo que o corpo produz enquanto treina e que se pode acumular nos músculos provocando dor.
A beta-alanina não atua apenas nos músculos, também pode interferir com os nervos, podendo estimulá-los e provocar a desagradável sensação de formigueiro ou dormência. Apesar da sensação desagradável que uma dose elevada de beta-alanina pode provocar, para já não há provas de que tenha efeitos nocivos.