Se não tem um queixo muito marcado, a barba pode ajudá-lo a dar mais forma ao seu rosto, mas pode ser algo um pouco difícil de conseguir com sucesso logo à primeira.
A Men’s Health norte-americana falou com uma especialista em cabelos e barbas, Jessica Candia, que revela que há vários erros que deve tentar evitar cometer quando apara e desenha a barba.
Uma das primeiras tentações que pode ter é cortar a barba logo abaixo da linha do queixo, mas Jessica destaca que isso “é um duplo queixo garantido” e uma barba fininha à anos 90, algo que provavelmente não quer para si.
O problema é que tem de desenhar uma linha em algum lado, o ideal, segundo a especialista, é aparar a linha final da barba antes e o pescoço começar.
Se não consegue perceber exatamente onde fica essa linha imaginária, há um truque que o pode ajudar: Coloque o dedo indicador sobre a sua maçã de Adão, faça a subir e verifique até onde ela vai, este ponto será a fronteira natural entre o seu queixo e o seu pescoço.
Corte a barba ao longo dessa ‘linha’ em direção ao peito, se for o caso. Quando levanta a cabeça, esta linha de decote deve parecer bastante reta, indo de um canto do maxilar ao outro.
Mas cuidado para não arredondar demais, pense nesta linha como um decote em ‘V’ e não como um decote redondo, por isso deve haver pelos sob os dois lados do maxilar. Pode usar uma navalha ou um aparador pequeno para endireitar as ‘suíças’.
E se estragar tudo, não se preocupe, é corrigível. Deixe toda a barba ainda mais curta e volte a barbear onde a linha devia estar e deixe o espaço necessário para ela voltar a crescer.
Geralmente a barba cresce cerca de um centímetro por mês, mas quando deixa o pescoço sem pelos, qualquer crescimento fará toda a diferença e melhorará o aspeto da barba.