Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Cinco aspetos a ter em conta antes da primeira aula de pilates

De baixo impacto mas com efeitos notórios no corpo, o pilates é uma das modalidades que mais chama a atenção. Se pretende experimentar esta disciplina milenar, tenha primeiro algumas considerações em conta.

Cinco  aspetos a ter em conta antes da primeira aula de pilates
Notícias ao Minuto

18:50 - 14/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Treinos

Numa altura em que a prática de exercício físico torna-se parte da rotina diária de uma grande parte das pessoas, a procura de atividades de pequeno impacto é cada vez maior.

O pilates assume-se como as escolhas mais recorrentes, uma vez que ajuda não só a treinar a força e a elasticidade, como dá ainda um empurrãozinho à tonificação dos músculos. Como lhe contámos aqui, o pilates é uma das disciplinas mais antigas e das que mais benefícios traz para a saúde, contribuindo amplamente para a sensação de bem-estar e para um controlo mais eficaz dos níveis de stress. O pilates é ainda eficaz na correção da postura e no alívio de dores associadas a este mau hábito. Além disso, pode ser ainda visto como um elixir contra o envelhecimento.

Não faltam motivos para as pessoas se deixarem render pelo pilates, mas antes de começar a incluir esta modalidade na rotina de treino, há que ter algumas considerações em conta, diz o site da revista norte-americana Self.

Em primeiro lugar, é importante saber distinguir as duas versões mais comuns de pilates: a mat pilates e a reformer pilates. A primeira, diz a publicação, é a que mais se assemelha ao yoga, já a segunda inclui uma máquina que estimula a flexibilidade e a força por via da suspensão do corpo. Embora esta segunda versão pareça mais divertida e estimulante, o melhor é começar pelo mais básico, ou seja, pelo pilates a solo, aquele que é praticado num colchão e com o recurso a elásticos e bolas.

O pilates é um exercício de baixo impacto para as articulações e para o coração, mas se pensa que não trabalha o corpo, engana-se. O pilates é uma modalidade que trabalha vários grupos musculares em simultâneo e é possível que, durante e depois da aula, sinta músculos que nem sabia que existiam, especialmente os que pertencem às pernas e abdominais.

O uso de roupas adequadas é também importante, diz a publicação. O mais indicado é usar umas leggings confortáveis ou uns calções justos ao corpo, de forma a que os movimentos não fiquem condicionados. As camisolas também não devem ser largas e o uso de meias é também fundamental, uma vez que o calçado não é bem-vindo a esta modalidade.

Para os verdadeiros iniciantes na modalidade, diz a Self, recomenda-se ainda a leitura do plano de treinos. De acordo com a publicação, convém saber quais são os exercícios incluídos nos primeiros treinos para evitar que se comece logo a treinar uma zona do corpo sensível e que deve ter uma especial atenção ao início.

Por fim, destaca a Self depois de ter conversado com alguns especialistas nesta modalidade, o pilates deve ser sempre visto como um complemento à rotina de treino, especialmente quando se trata de uma pessoa que treina intensamente e que precisa de encontrar um equilíbrio ou uma atividade para os dias de ‘recuperação ativa’.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório