Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Mais razões para se render ao chá matcha

É verde, suave e com um paladar muito caraterístico. Falamos do chá matcha, o novo elixir da saúde.

Notícias ao Minuto

17:00 - 13/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Bebidas

Quando se procura um estilo de vida mais saudável há uma tendência comum em quase todas as pessoas: a inclusão de chás e infusões na rotina alimentar diária.

O consumo deste tipo de bebidas não só é uma forma de manter o organismo hidratado, como ajuda também a aumentar os níveis de saciedade e a fornecer alguns nutrientes importantes para a boa saúde e forma física. Mas entre todos os chás e infusões, há um que se destaca pela cor, textura e sabor: o matcha.

Este chá de cor vibrante é obtido através da trituração das folhas de chá verde, que ficam em pó e são consumidas assim mesmo, misturadas em água, leite ou bebidas vegetais. Por ser consumido na sua totalidade, o chá matcha assume-se como um dos principais aliados da saúde física e mental.

E não faltam motivos para se deixar render a este elixir. O recém chegado a Portugal ‘O Livro do Chá Matcha’ [Editorial Planeta] revela as principais razões para consumir mais chá matcha e uma delas diz respeito ao seu poder energético, que faz com que esta bebida seja um dos melhores estimulantes naturais – sim, segundo a revista Health, uma chávena de chá matcha tem mais cafeína e antioxidantes do que uma chávena de chá verde, por exemplo.

Mas a magia do matcha faz com que consiga ter o efeito completamente inverso, sendo ainda uma bebia que ajuda a manter a concentração e a reduzir calma, e tudo graças a um aminoácido livre chamado L-teanina, como lhe explicámos aqui e que tem ainda a capacidade de melhorar a memória, como destaca o site Natural Living Ideias.

O consumo regular desta bebida – que requer uma quantidade muito pequena de pó para que se consiga obter todos os benefícios – está associado a uma melhoria significativa do metabolismo, uma vez que é rica EGCG (polifenol com forte ação antioxidante), em fibra, clorofila e micronutrientes, como a vitamina C, o selénio, o zinco e o magnésio, como diz o site MatchaSource.

O efeito termogénico do chá matcha faz com que seja ainda um aliado na luta contra os quilos extra, tarefa que fica facilitada também devido ao alto poder antioxidante desta bebida – e que ajuda a controlar de uma forma mais eficaz os níveis de açúcar e colesterol no sangue, sendo, por isso também uma aliada na prevenção de doenças cardiovasculares.

Embora o chá matcha não precise de mais popularidade do que aquela que já tem, o conhecido Dr. Oz tem reservado algum do seu tempo de antena a esta bebida e não se poupa na hora de lhe apontar benefícios. Além de a considerar como 'a bebida essencial para todas as mulheres', o famoso médico destaca ainda o matcha pelo seu poder anti-envelhecimento, seja a nível interno ou externo. 

O chá matcha, que pode ser comprado em lojas especializadas de alimentação saudável (como o Celeiro, Terra Pura ou ainda o recém aberto em Lisboa Go Natural, entre outras), é ainda eficaz na redução dos níveis de açúcar no sangue e na prevenção do cancro, diz o El Mundo. O facto de ser um anti-inflamatório natural também contribui para esta sua faceta de escudo protetor, como destaca o Dr. Oz no seu site.

Tal como mostra o livro, da autoria de Louise Cheadle e Nick Kilby, o chá matcha é extremamente versátil e pode ser o protagonista tanto de pratos salgados, como de pratos doces ou ainda de bebidas. Veja nas imagens acima o resultado de algumas receitas que incluem matcha.

Rendido?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório