Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Como comer tarde pode afetar o corpo

Jantares tardios, petiscos depois de uma noite de copos, lanches noturnos… Como comer tarde pode afetar o corpo e a partir de quando é demasiado tarde?

Como comer tarde pode afetar o corpo
Notícias ao Minuto

21:18 - 10/03/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Alimentação e Saúde

O que come é importante para a saúde, a linha e o bem-estar, mas as horas a que faz as refeições também podem ter um grande impacto no corpo.

Um estudo publicado na revista Circulation concluiu que a hora e a frequência das refeições pode ter implicações na saúde cardiovasculares.

O corpo tem um relógio interno (ritmo circadiano) que deve ser respeitado. Comer muito tarde e quando é suposto que o corpo entre em descanso sobrecarrega o organismo e pode, a curto e longo prazo, prejudicar os relógios individuais dos órgãos.

Comer tarde é um hábito que pode provocar aumento de peso e síndrome metabólico, alguns dos fatores de risco para problemas de saúde como doenças cardiovasculates, AVC e diabetes, segundo reporta a Cosmopolitan norte-americana.

Quem janta tarde tende ainda a ter, na manhã seguinte, os níveis de açúcar no sangue descontrolados, um fator de risco para diabetes tipo 2.

Mas quão tarde é demasiado tarde? Não há uma regra em relação à hora a que deve ‘fechar a cozinha’, mas vários investigadores definem ‘comer tarde’ como fazer a última refeição menos de duas horas antes do horário de ir para a cama. No entanto, há outros investigadores que defendem que fazer a última refeição até às 18h traz benefícios para a saúde.

Se a sua rotina diária não lhe permite jantar cedo, não se alarme, há ainda estudos que sugerem que tentar manter um período de jejum alargado, de 10 a 12h entre a última refeição do dia e a primeira do dia seguinte, pode ser benéfico para a saúde.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório