Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Dieta sem glúten pode aumentar risco de diabetes tipo 2

Estudo avisa que seguir uma dieta com pouco ou nenhum glúten aumenta o risco de diabetes tipo 2.

Dieta sem glúten pode aumentar risco de diabetes tipo 2
Notícias ao Minuto

18:15 - 09/03/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Deixar de consumir glúten é algo que os celíacos têm de fazer por questões de saúde, mas a dieta sem glúten popularizou-se por outros motivos através das celebridades, fazendo com que cada vez mais pessoas as sigam, mesmo sem necessidade de o fazer.

Um novo estudo sugere que seguir uma dieta pobre em glúten – de menos de 4gr por dia – pode aumentar em 13% o risco de desenvolver diabetes tipo 2, comparativamente às pessoas que seguem uma dieta rica em glúten.

O glúten é uma proteína encontrada no trigo, no centeio e na cevada. Pode estar presente em muitos produtos, como massas, a maioria dos tipos de pão, bolos, algumas refeições prontas e até mesmo na cerveja.

Segundo reporta o Daily Mail, um grupo de cientistas da TH Chan School of Public Health da Universidade de Harvard, em Massachussetts, estudou a dieta e a saúde de 200 mil pessoas durante 30 anos para tentar perceber se o consumo de glúten afeta a saúde das pessoas que não têm qualquer motivo de saúde para evitar esta proteína.

Os voluntários que consumiam 12gr ou mais por dia de glúten apresentavam menor risco de ter diabetes do tipo 2, enquanto quem consumia menos de 4gr de glúten por dia tinha 13% mais risco de desenvolver diabetes.

De acordo com um dos investigadores, Dr. Geng Zong, “as comidas sem glúten têm menos fibra dietética e outros micronutrientes, o que as torna menos nutritivas (…). As pessoas sem doença celíaca devem reconsiderar a limitação da ingestão de glúten de forma a prevenir doenças crónicas, especialmente diabetes.”

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório