Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Cancro: Exercício é mesmo a forma mais eficaz de combater a fadiga

Revisão científica a 113 investigações anteriormente feitas vem revelar o efeito altamente benéfico que o exercício físico tem nos pacientes com cancro.

Cancro: Exercício é mesmo a forma mais eficaz de combater a fadiga
Notícias ao Minuto

11:06 - 08/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Aliar o exercício físico à psicoterapia é a forma mais eficaz dos pacientes com cancro conseguirem atenuar a fadiga associada à doença.

A conclusão é de uma revisão científica a 113 investigações anteriormente feitas e em que participaram 11,525 pacientes oncológicos. Estes estudo já vinham a defender que a atividade física é melhor do que qualquer fármaco no combate a este efeito secundário da doença. As pacientes com cancro da mama são das que mais beneficiam da aliança entre o reforço mental e o reforço físico.

Conta a Reuters que a revisão final, publicada na revista JAMA Oncology concluiu que a psicoterapia e o exercício são capazes de reduzir a fadiga durante a após o tratamento em 26% a 30%, enquanto os medicamentos apresentam uma eficácia que ronda apenas os 9%.

Segundo um dos responsáveis por esta revisão científica, o investigador Karen Mustain do Centro Médico da Universidade de Rochester, “os pacientes precisam de tentar o exercício e a psicoterapia antes apostarem nos medicamentos”, cita a Reuters, salientado que a fadiga associada ao cancro pode prolongar-se ao longo de vários anos, estando na origem de ‘efeitos secundários’ como a depressão, a ansiedade, a dor e ainda distúrbios de sono.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório