Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Também 'ouve' a personagem depois de terminar o livro?

Se respondeu afirmativamente, fique a saber que não está sozinho.

Também 'ouve' a personagem depois de terminar o livro?
Notícias ao Minuto

21:20 - 03/03/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Um bom livro consegue cativar qualquer um, numa espécie de hipnotismo em que a realidade se confunde com a ficção e as personagens passam a ter um lugar central nos pensamentos e nas ideias quotidianas.

Algumas pessoas, 20% dos amantes de livros para sermos mais precisos, continuam a ‘ouvir’ a personagem mesmo depois de terem terminado o livro, não se conseguindo desligar daquele ser ficcional que pode mesmo interferir com a sua forma de estar.

Mas, porque é que isso acontece? Segundo um estudo publicado este mês na revista Consciousness and Cognition, não estamos a falar de algum tipo de psicose como a esquizofrenia, mas sim de um fenómeno chamado de ‘cruzamento experimental’, algo que pode acontecer quando as pessoas se apegam de forma demasiado emocional a personagens televisivas ou de filmes, não conseguindo tirá-las da sua vida real.

Se acontece porque a personagem é cativante, ou porque o autor é extraordinariamente detalhado ou ainda porque a pessoa tem uma imaginação incrível, não se sabe. A ciência ainda não foi capaz de encontrar o porquê da questão, mas já encontrou a questão e até um padrão.

Conta o site Science of Us que os investigadores da Universidade de Surham acreditam que a literatura pode estimular o lado bom de uma psicose que não o chega a ser, no sentido de dar vida a vozes internas positivas que as pessoas criam quando estão a ler. Mas mais comum do que ouvir as vozes dos personagens depois de acabar o livro, é ouvir enquanto se lê, numa espécie de construção de personagem completa – sim, é também comum idealizar o corpo, as roupas, o cabelo, etc.

O estudo teve por base a participação de 1,500 pessoas que frequentaram o Festival Internacional do Livro de Edimburgo em 2014, sendo que 400 relataram experiências sensoriais associadas ao hábito da leitura.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório