Os dois sinais mais claros da síndrome do túnel cárpico

Este problema pode ter origem numa lesão relacionada com o tipo de trabalho (especialmente aquele que pede um movimento repetido dos pulsos) ou no excesso de peso, diabetes, artrite ou gravidez.

Os dois sinais mais claros da síndrome do túnel cárpico

© iStock

Daniela Costa Teixeira
27/02/2017 20:40 ‧ 27/02/2017 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Carreira

A síndrome do túnel cárpico é uma lesão casada pela compressão e/ou inflamação do nervo mediano do pulso, que é comprimido dentro do túnel cárpico (um canal ósseo localizado entre a palma da mão e o pulso).

A causa para este problema é variada e pode ter origem numa lesão de trabalho – especialmente quando é exigido um movimento repetido do pulso, como acontece com as pessoas que trabalham com computadores – ou ser a consequência do excesso de peso, da diabetes, de uma artrite ou da gravidez.

De acordo com a revista Self, esta é uma condição de saúde comum e apresenta a dormência e o formigueiro da mão afeta como principais sinais de alerta, sintomas que se podem agravar com simples gestos, como escovar os dentes ou segurar no telemóvel. O polegar e o dedo anelar são as zonas que mais facilmente ficam afetadas, assim como a parte inferior da mão (e que está mais próxima do pulso).

Diz a ciência que esta condição pode estar ainda associada a hábitos diários que colocam os pulsos à mercê de agressões externas, como é o caso da condução de motorizadas, especialmente em pavimentos irregulares e que exigem uma maior concentração da forma nos pulsos e nas mãos.

Uma vez que nem sempre é fácil distinguir a síndrome do túnel cárpico de um simples ‘mau jeito’, os médicos ouvidos pela Self defendem a importância da consulta junto de um especialista em ortopedia quando os sintomas de formigueiro e/ou dormência se tornem recorrentes e incapacitantes.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas