Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Os dois sinais mais claros da síndrome do túnel cárpico

Este problema pode ter origem numa lesão relacionada com o tipo de trabalho (especialmente aquele que pede um movimento repetido dos pulsos) ou no excesso de peso, diabetes, artrite ou gravidez.

Os dois sinais mais claros da síndrome do túnel cárpico
Notícias ao Minuto

20:40 - 27/02/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

A síndrome do túnel cárpico é uma lesão casada pela compressão e/ou inflamação do nervo mediano do pulso, que é comprimido dentro do túnel cárpico (um canal ósseo localizado entre a palma da mão e o pulso).

A causa para este problema é variada e pode ter origem numa lesão de trabalho – especialmente quando é exigido um movimento repetido do pulso, como acontece com as pessoas que trabalham com computadores – ou ser a consequência do excesso de peso, da diabetes, de uma artrite ou da gravidez.

De acordo com a revista Self, esta é uma condição de saúde comum e apresenta a dormência e o formigueiro da mão afeta como principais sinais de alerta, sintomas que se podem agravar com simples gestos, como escovar os dentes ou segurar no telemóvel. O polegar e o dedo anelar são as zonas que mais facilmente ficam afetadas, assim como a parte inferior da mão (e que está mais próxima do pulso).

Diz a ciência que esta condição pode estar ainda associada a hábitos diários que colocam os pulsos à mercê de agressões externas, como é o caso da condução de motorizadas, especialmente em pavimentos irregulares e que exigem uma maior concentração da forma nos pulsos e nas mãos.

Uma vez que nem sempre é fácil distinguir a síndrome do túnel cárpico de um simples ‘mau jeito’, os médicos ouvidos pela Self defendem a importância da consulta junto de um especialista em ortopedia quando os sintomas de formigueiro e/ou dormência se tornem recorrentes e incapacitantes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório