Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Açúcar: Sete benefícios de se libertar do vício e como o fazer

A comunidade médica tem avisado que o açúcar é um veneno que é responsável por muitas doenças comuns e dispendiosas que afetam toda a sociedade. O livro ‘Plano Detox de Açúcar’ dá uma ajuda a quem quer libertar-se do vício.

Açúcar: Sete benefícios de se libertar do vício e como o fazer
Notícias ao Minuto

14:20 - 27/02/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Detox de Açúcar

Uma equipa médica especializada explica como e por que se tornou o açúcar o vilão da alimentação moderna, porque faz mal e o que se pode fazer contra isso no livro ‘Plano Detox de Açúcar’ da editora Vogais.

O ‘Plano Detox de Açúcar’ “oferece conselhos práticos, com bases científicas, sobre como sobreviver num mundo onde o açúcar é omnipresente”, sublinha o professor David Haslam, Presidente do National Obesity Forum.

Sabe quais os problemas que o consumo excessivo de açúcar pode provocar? Aterosclerose; problemas digestivos; hipertensão; depressão; diabetes tipo 2; problemas dentários; queda de cabelo; problemas de pele; cancro; PHDA (perturbação de hiperatividade com défice de atenção); doenças neurodegenerativas; distúrbios da tiroide.

O ‘Plano Detox de Açúcar’ revela tudo sobre os açúcares alternativos e ensina três passos práticos para reduzir o consumo de açúcar, comer de forma mais saudável e fazer mais exercício. Inclui ainda dezenas de receitas sem açúcar, saudáveis e saborosas, segundo informam em comunicado.

Sete passos simples para se libertar do vício do açúcar:

1. Conheça os açúcares que consome. Um alimento sem ‘açúcares adicionados’, não significa que tenha um baixo conteúdo de açúcar. Verifique a sacarose, a glicose, a frutose, a maltose e o amido hidrolizado e coloque de lado o açúcar, o xarope de milho e até mesmo o mel.

2. Registe tudo. Mantenha um registo diário de tudo o que come e quando (o que também pode ser importante). Poderá pensar que não come muito açúcar, mas ficará surpreendido com o resultado.

3. Seja realista. As alterações no seu corpo não se darão de um dia para o outro e poderão passar algumas semanas até começar a ver benefícios. O plano tem uma duração de 12 semanas para assegurar que o seu corpo se adapta suavemente a um menor consumo de açúcar.

4. Elimine a ‘fast food’. A ‘fast food’ contém açúcar — normalmente na forma de glutamatos, que são potenciadores de sabor — e o doce faz funcionar em excesso a sua fábrica interna de insulina, o pâncreas.

5. Escolha açúcares saudáveis. Nem todos os açúcares são maus. Há doce na batata-doce, cenouras e cherovias e também existem alternativas.

6. Coma fruta fresca no início do dia. A fruta fresca tem um elevado teor de vitaminas, mas contém frutose (açúcar natural da fruta); por isso, tenha o cuidado de consumir pequenas porções e de o fazer no início do dia.

7. Mexa-se. Com a atividade, o corpo perde a sua dependência no açúcar em excesso.

Sete benefícios de deixar o açúcar: Perde peso e sente-se bem; fica com a pele brilhante e saudável; tem mais energia; melhor digestão; tem mais criatividade e capacidade de resolver problemas; tem menos ansiedade; poupa dinheiro.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório