Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Luís Buchinho e Fátima Lopes levam moda portuguesa a Paris esta semana

A moda portuguesa viaja até Paris para apresentar as propostas pronto-a-vestir na semana da moda da capital francesa, que começa terça-feira, com os designers Luís Buchinho e Fátima Lopes a mostrarem as novas coleções para o outono/inverno 2017-2018.

Luís Buchinho e Fátima Lopes levam moda portuguesa a Paris esta semana
Notícias ao Minuto

14:02 - 27/02/17 por Lusa

Lifestyle França

'This is the sea' ('Isto é o mar', em português) é o nome da coleção que Luís Buchinho apresenta na quarta-feira, pelas 16h30 horas locais (15h30 horas em Lisboa), na Garage Lübeck, um espaço que habitualmente acolhe intervenções artísticas, onde o criador recorre a "associações marítimas para desenvolver uma linha urbana com peças intemporais, resistentes à intempérie e à passagem do tempo", explicou à Lusa Rafael Rocha, diretor de comunicação do Portugal fashion, projeto da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) que apoia a moda portuguesa.

Em declarações à Lusa, Luís Buchinho contou que se inspirou no "ambiente da costa marítima portuguesa" e, por isso, a coleção "This is the sea" leva à passarela da Garage Lübeck, no número 22 da Rue de Lübeck de Paris, coordenados que contam histórias a partir do mote dos pescadores, barcos, falésias, rochas e da areia.

Nesta temporada, Buchinho lança também em Paris uma linha de óculos de sol.

Quatro dias depois, no domingo, pelas 17h horas locais (16 horas em Lisboa), a designer Fátima Lopes apresenta no Dôme de L'Éléphant Paname, um centro de artes e dança localizado no número 10 da Rue Volney de Paris, a sua nova coleção para a próxima estação fria, onde a cor preta volta a ter o papel principal, com apontamentos de verde seco, cinza, vermelho cereja e ameixa.

Na coleção de Fátima Lopes destacam-se os materiais nobres, como as caxemiras, peles, sedas, rendas e pêlos, e silhuetas 'gráficas' e acentuadas em coordenados ora 'rock' moderno ora 'ultra sofisticado', explica à Lusa fonte do ateliê de Fátima Lopes.

Na pista vão poder ver-se vestidos de dia e de noite, 'smokings', 'jumpsuits', 'tops', saias, calças, casacos e capas que se declinam em várias versões.

A moda portuguesa vai estar também em Paris por via do 'Next Step' (Próximo Passo), outro projeto da ANJE para apoiar a internacionalização de negócios de 'designers' e marcas portuguesas, e entre os dias 2 a 7 de março, as 'designers' Alexandra Moura, Carla Pontes e Susana Bettencourt apresentam as suas coleções no 'showroom' da Semana de Moda de Paris Prêt-à-Porter.

Entre os dias 3 e 6 de março, a marca Babash Design vai estar, por seu turno, na Tranoï Femme, um certame da moda feminina de Pronto-a-Vestir.

"Estar na semana de moda de Paris Prêt-à-Porter significa para o Portugal Fashion estar no epicentro do mundo da moda. Na vertente passarela consolidamos, sem dúvida, a nossa presença: o trabalho dos designers e marcas que apoiamos escalou no 'ranking' da notoriedade internacional do setor, o que desde logo contribuiu para uma elevação da imagem da fileira da moda nacional nos mercados exteriores", considerou Rafael Rocha.

A semana Prêt-à-Porter de Paris que arranca esta terça-feira e conta com as apresentações de coleções de marcas como Chanel, Christian Dior, Miu Miu, Ninna Ricci, Saint Laurent ou Isabel Marant, decorrendo até 7 de março, dia em que termina com os desfiles de Louis Vuitton e Paul & Joe.

Paris é a sétima e última paragem do roteiro internacional do projeto Portugal Fashion para a temporada de apresentações outono/inverno 2017-18, que termina a época em Portugal, com desfiles em Lisboa e Porto, entre 16 e 19 de março.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório