Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Bolhas e escoriações no treino: Porque surgem e como se previnem e tratam

Nem tudo é maravilhoso no mundo do ‘running’.

Bolhas e escoriações no treino: Porque surgem e como se previnem e tratam
Notícias ao Minuto

22:50 - 23/02/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Fitness

Sim, praticar este tipo de exercício físico melhora a nossa aptidão e ajuda-nos a superar as nossas metas, mas isso não significa que seja um mar de rosas.

É preciso lidar com o cansaço, dor muscular, algum desconforto ou lesão, fadiga após o treinamento duro e com um convidado que chega de surpresa, quando menos esperamos: as bolhas e escoriações. Doem, são muito incómodas e podem até estragar a vida a quem está a tentar entrar em competições.

O aparecimento de bolhas e irritações pode dever-se a diferentes fatores, dependendo as pessoa, mas em geral parece haver sempre denominadores comuns: a a fricção frequente da pele contra o material utilizado, como as meias ou os ténis. Mas, além dos pés, também podem correr em zonas como as axilas, os mamilos ou as virilhas.

Como prevenir

O site El Confidencial partilhou alguns truques para prevenir e tratar este problema. Para prevenir bolhas e escoriações o truque é manter a pele sempre hidratada, já que uma pele seca tem mais probabilidades de sofrer fricção. Pode usar cremes hidratantes, loções anti-assaduras ou vaselina. Colocar fita adesiva nas zonas mais sensíveis da pele – como os calcanhares ou os mamilos - também pode ajudar.

Utilizar meias próprias para correr também pode ajudar. Bem como nunca esquecer a regra de ouro: nunca estrear material novo em dia de corrida.

Como tratar

Se assadura não é muito grave, deve esperar que essa área da pele se recupere e mantê-la hidratada. No entanto, se formou uma bolha, pode optar por esperar que passe ou furar a bolha com uma agulha esterilizada. Sendo que se escolher a segunda opção deve tapar a área da bolha furada com um penso e deve limpá-la com frequência para evitar que a ferida infete.

Claro que se a bolha é muito doloroso, numa área sensível ou mostra sinais de infeção, deve procurar um especialista para lhe aconselhar a recuperação adequada.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório