Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Viver mais e melhor? Então coma dez porções de frutas e vegetais por dia

O estudo do Imperial College London revela que dez é o número de porções de frutas e vegetais diários necessários para se viver mais e melhor.

Viver mais e melhor? Então coma dez porções de frutas e vegetais por dia
Notícias ao Minuto

10:30 - 23/02/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

O consumo de frutas e vegetais diariamente é um dos principais imperativos para uma longevidade com melhor qualidade de vida. As recomendações até agora feitas davam conta da necessidade de ingerir apenas cinco porções diárias deste tipo de alimentos, contudo, parece que não é uma quantidade suficiente.

Segundo uma nova recomendação do Imperial College London, as pessoas devem comer nada mais, nada menos do que dez porções de frutas e vegetais diariamente, pois só assim asseguram os benefícios associados a uma longevidade de qualidade.

Cada porção deve ter mais ou menos 80 gramas, o equivalente a uma banana pequena, uma pera média ou um punhado de uvas ou a três colheres de sopa de vegetais cozinhados. No total, deve-se consumir 800 gramas de frutas e vegetais diariamente, sendo importante variar os eleitos ao longo do dia e até ao longo da semana.

Esta nova recomendação chega depois de os investigadores britânicos terem passado a pente fino 95 estudos feitos anteriormente sobre o impacto deste tipo de alimentos na boa saúde e onde participaram no total dois milhões de pessoas.

A título de exemplo, diz a instituição no seu site, os vegetais verdes, amarelos e os crucíferos foram associados a um menor risco de cancro, enquanto as maçãs, as peras e as frutas cítricas foram ligadas a um menor risco de problemas de coração.

De acordo com o estudo, comer dez porções de frutas e vegetais por dia aumenta consideravelmente os benefícios para a saúde. Ora vejamos: cinco porções (200 gramas no total) reduzem em 13% o risco de problemas cardiovasculares, enquanto 10 porções (800 gramas) fazem cair o risco em 28%. O risco de ataque de coração cai 18%

Com esta sugestão de dez porções diárias, o risco de ter qualquer cancro fica 13% menos, enquanto o risco de morte prematura pode ser evitado em 31%. Neste sentido, adotar este hábito poderia reduzir perto de 7,8 milhões de mortes prematuras todos os anos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório