Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

É destas oito formas que o seu rosto denuncia o stress

O stress é um dos problemas de foro mental mais comuns na atualidade e, embora seja também dos mais desvalorizados, é também dos que mais condiciona a qualidade de vida.

É destas oito formas que o seu rosto denuncia o stress
Notícias ao Minuto

08:30 - 23/02/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

O stress está em todo o lado e praticamente em todas as pessoas. Ou porque acordaram uns minutos mais tarde do que o devido, ou porque entornaram o café na mesa e não têm tempo para limpar, ou porque estão presas no trânsito, ou porque têm um sem número de e-mails por responder mais primeiro precisam de levar os miúdos à escola e passar nos correios. Todos os motivos ‘servem’ para stressar mais um pouco.

O stress é uma das doenças da atualidade e mesmo existindo a tendência de a desvalorizar, é também uma das condições que mais interfere negativamente com a qualidade de vida da pessoa e de todas as que a rodeiam.

Além disso, o stress é ainda um dos problemas que mais problemas causa, surgindo numa espécie de ciclo vicioso em que se assume causa e consequência de uma série de condições de saúde, como as doenças cardiovasculares, a diabetes e a obesidade.

A pele é um dos órgãos que mais sofre com a intensidade do stress e também o que melhor espelha o seu aparecimento e o poder que tem pelo corpo.

Como explica o médico Sanam Hafeez ao site Medical Daily, é destas oito formas que o rosto denuncia o stress:

1 – Olheiras. O stress é um dos maiores inimigos da qualidade de sono e o seu impacto surge espelhado nas olheiras, que tendem a intensificar-se à medida que o poder do stress no sono é maior.

2 – Pele seca. Uma vez que o stress é causado pelo aumento descontrolado da hormona cortisol, existe sempre o risco dos níveis de estrogénio caírem durante os picos de stress, o que faz com que a pele fique seca e quebradiça. 

3 – Rugas. Não só devido à queda dos níveis de estrogénio e ao impacto que o cortisol tem no colagénio, o stress pode também causar rugas devido à tendência para chorar e sentir-se deprimido e ansioso, condições que fazem mudar as expressões faciais.

4 – Coceira. O processo inflamatório impulsionado pelo cortisol pode causar problemas cutâneos como o eczema, a urticária e a rosácea, por exemplo.

5 – Papos. Além das olheiras, o stress é também espelhado pelo rosto nos papos que surgem debaixo dos olhos.

6 – Aumento da mandíbula. Cerrar os dentes ou sofrer de bruxismo (comum durante os períodos de stress) faz com que os maxilares trabalhem mais, algo que pode causar dor e desconforto.

7 – Queda de cabelo. A ansiedade, o stress e a preocupação constante não só fazem aumentar os fios brancos, como podem mesmo fazer cair mais fios de cabelo do que o desejado. No caso das mulheres, diz o médico, a queda de cabelo é apenas momentânea.

8 – Acne. Embora este seja um problema de pele comum em adolescentes, a acne pode ser também uma dor de cabeça para os adultos demasiado stressados. No caso das mulheres, a situação agrava-se quando se tem a síndrome dos ovários poliquísticos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório