Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Afinal, há mais uma causa para o inchaço abdominal

O inchaço abdominal é uma das condições que mais interfere com a qualidade de vida das pessoas e, ao que parece, a culpa não é apenas da alimentação e do stress.

Afinal, há mais uma causa para o inchaço abdominal
Notícias ao Minuto

10:30 - 22/02/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

O inchaço abdominal, que pode estar associado à Síndrome do Intestino Irritável, é um problema que afeta cada vez mais as pessoas, condicionando a sua qualidade de vida.

A causa para este problema é ainda obscura, mas a ciência tem apontado a alimentação, o stress e as mudanças hormonais no sexo feminino (mais propenso a este problema do que o masculino) como os principais desencadeadores. Contudo, podem não estar sozinhos.

De acordo com o nutricionista britânico Nick Zanetti, em declarações ao Mirror, há um pequeno parasita que pode estar a atuar a favor deste inchaço constante, intensificando-o e aumentado a frequência com que aparece.

Mais concretamente, explica, trata-se do parasita denominado de Blastocystis hominis, agente etiológico da blastocistose (infeção).

Até agora, este parasita presente no organismo humano tem sido visto como inofensivo, mas começam a surgir as primeiras suspeitas do seu impacto negativo na saúde digestiva. Mas, se todas as pessoas o têm, porque é que apenas algumas sofrem com os seus ‘ataques’? Segundo o especialista, tudo depende do sistema imunitário de cada um.

Este parasita tende a apoderar-se dos sistemas imunitários mais fracos, produzindo a enzima que aniquila a ação imunológica, a serina protease. Esta enzima é ainda capaz de bloquear os anticorpos e proteger os parasitas da destruição, num ‘jogo de defesa e ataque’ que causa contrações abdominais, dor e inchaço, tal como acontece com a Síndrome do Intestino Irritável.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório