Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Acupuntura pode ajudar no tratamento de enxaquecas

Milhares de pessoas sofrem deste problema e muitas não o conseguem resolver com recurso a medicamentos.

Acupuntura pode ajudar no tratamento de enxaquecas
Notícias ao Minuto

11:00 - 22/02/17 por Inês Esparteiro Araújo

Lifestyle Estudo

Quando muitos estão a sofrer de uma verdadeira dor de cabeça chata, tomar um simples comprimido, uns minutos de silêncio ou até umas boas horas de sono são a solução para o problema. Contudo, assim como explica um artigo da CNN, para milhares de americanos e restantes pessoas no mundo a dor pode permanecer tão intensa que nada do que foi anteriormente referido resulta.

Com uma procura cada vez maior para tentar encontrar soluções para estas dores de cabeça que muitas vezes se tornam em enxaquecas insuportáveis, as terapias alternativas têm procurado dar uma resposta a tipo de problema.

Um estudo publicado no início desta semana na revista médica JAMA Internal Medicine mostra que a acupuntura pode ajudar a reduzir o número de vezes que uma pessoa sofre de enxaquecas e, acima de tudo, prevenir futuros ataques.

Assim, investigadores chineses responsáveis pelo desenvolvimento deste estudo comprovaram que o recurso a um verdadeiro tratamento de acupuntura (em que as agulhas são mesmo penetradas na pele e não apenas superficialmente) pode ajudar a reduzir a frequência das enxanquecas mais comuns.

Vinte semanas depois de terem recebido um tratamento cinco vezes por semana, os pacientes que foram submetidos ao teste da (verdadeira) acupuntura notaram uma redução do número de enxaquecas por mês, de 4,8 para 3, e não sentiram nenhum efeito secundário do tratamento que necessitasse de intervenção médica.

Magnolia Ng, uma acupunturista licenciada e especialista em gestão da dor em São Francisco, Estados Unidos, e que não esteve envolvida neste estudo, invetsigou as tradições do ocidente e oriente. Sobre os resultados deste estudo, disse não ter ficado surpreendida.

“A um nível celular, a acupuntura muda as células dos músculos (…) Ao mesmo tempo estimula a habilidade do corpo para se recuperar de alguma doença e conseguir assim curar-se”, explicou.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório