Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

O segredo da saúde dos casados está na hormona do stress

Ciência volta a provar que as pessoas casadas têm uma melhor saúde do que as solteiras e viúvas… e tudo graças à hormona do stress.

O segredo da saúde dos casados está na hormona do stress
Notícias ao Minuto

09:40 - 22/02/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

A vida a dois nem sempre é fácil. Conciliar os desejos e as necessidades de ambos implica um trabalho conjunto que muitas vezes não corre como o esperado, dando origem a discussões e zangas mais ou menos intensas.

O casamento nem sempre é um conto de fadas, mas pode dar mais saúde do que estar solteiro ou ser viúvo ou divorciado… e tudo graças à hormona do stress. Ou melhor, à falta dela.

Diz um estudo da Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos, que as pessoas casadas têm uma melhor saúde pelo simples facto de apresentarem menores indicadores da hormona relacionada com o stress, o cortisol, e que cada vez mais

e associada a problemas como as doenças cardiovasculares, a diabetes, a depressão e ansiedade.

Para este estudo, conta a agência Reuters, os investigadores norte-americanos analisaram os níveis de cortisol em 572 pessoas saudáveis com idades entre os 21 e os 55 anos e concluíram que aquelas que eram casadas (292 do total) apresentavam menores níveis desta hormona e, por consequência, um melhor indicador de boa saúde.

Embora os resultados até se tenham mostrado claros, os investigadores salientam que não são capazes de “desenhar uma conclusão forte” sobre o tema, contudo, salientam que os seus resultados vão ao encontro de outros anteriormente conseguidos pela ciência e que indicam que o casamento pode mesmo melhorar a qualidade de vida das pessoas, seja pelo impacto do amor nas emoções e no bem-estar ou pela maior facilidade de aceder a cuidados de saúde pagos quando se tem uma conta conjunta, por exemplo.

Em 2014, um estudo da Universidade Autónoma de Barcelona (Espanha) já tinha adianto com os possíveis benefícios do casamento na saúde.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório