Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Alimentos saudáveis que afinal arruínam a pele

Os alimentos classificados como saudáveis são aqueles que oferecem um vasto leque de benefícios para a saúde, contudo, no que diz respeito à pele a história pode não ser bem assim.

Alimentos saudáveis que afinal arruínam a pele
Notícias ao Minuto

09:00 - 22/02/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

A pele beneficia tanto da boa alimentação como qualquer outra parte do corpo. Os alimentos considerados saudáveis exercem um poder determinante na boa saúde cutânea, mas há que ter uma especial atenção a alguns.

Os alimentos com baixo teor de gordura, por exemplo, são ótimos para quem segue uma dieta saudável com o intuito de perder peso, contudo, a saúde da pele em nada fica a ganhar com este tipo de opção alimentar, uma vez que a grande maioria dos alimentos rotulados como ‘isentos de matéria gorda’ estão repletos de açúcar e aditivos que permitem obter a textura ideal e o sabor que a gordura poderia fornecer. E como é sabido, o açúcar é um dos maiores inimigos da pele, uma vez que afeta negativamente as fibras de colagénio, aniquilando a capacidade de regeneração.

Ainda no que diz respeito ao açúcar, também os sumos e smoothies da moda são de evitar, especialmente os que não são feitos em casa. A combinação de várias frutas e a possível junção de algum tipo de adoçante (como o mel), fazem destas ‘opções saudáveis’ uma verdadeira bomba calórica e de açúcar, em particular de frutose, conhecida por causar danos na pele devido ao aumento da glicose.

Também o leite desnatado pode ser um inimigo da pele, especialmente dos jovens, uma vez que impulsiona o aparecimento de acne. Em causa, explica a revista Prevention, está o uso de hormonas e bioativos para fazer frente à exclusão de gordura do leite.

Para quem não recorre ao azeite, o uso de óleos vegetais é sempre uma boa opção, a não ser que a escolha recaia no óleo de soja ou de milho, dois desencadeadores de processos inflamatórios que facilmente ficam espelhados na pele.

De acordo com o médico Mark Hyman, mesmo as pessoas que não têm a doença Celíaca devem evitar ao máximo o consumo de trigo, uma vez que o glúten presente é um dos nutrientes que mais condiciona o bom estado da pele.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório