Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Estudo confirma por que as grávidas devem evitar os queijos moles

Evitar certos alimentos enquanto se está grávida pode fazer toda a diferença para a saúde (ou até sobrevivência) do bebé que aí vem.

Estudo confirma por que as grávidas devem evitar os queijos moles
Notícias ao Minuto

17:20 - 21/02/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Geralmente as mulheres grávidas já são aconselhadas pelos seus médicos a evitar certas comidas. Um novo estudo confirma a recomendação médica avisando que alguns alimentos que podem conter uma bactéria chamada listeria podem mesmo originar um aborto espontâneo.

Os especialistas dizem avisam que a listeria – bactéria comum da intoxicação alimentar – pode atacar a placenta e o revestimento do útero, fazendo com que a nova vida seja rejeitada pelo organismo da mãe.

Há anos que esta bactéria é associada a situações adversas durante a gravidez, mas particularmente nas últimas fases, levando muitos médicos a recomendar que as grávidas evitem comidas com alto risco de conter listeria.

Este estudo, realizado por investigadores da Escola de Medicina Veterinária da Universidade de Wisconsin-Madison aponta que o consumo de comida com esta bactéria também pode ser um fator de risco no início da gravidez.

Segundo reporta o Daily Mail, os sintomas provocados pela contaminação pro listeria podem ser semelhantes aos da gripe e incluem febre, dores musculares ou dores no corpo, arrepios, sensação de mau estar e diarreia. Podem passar despercebidos e apesar de quase não ter efeito na mulher, esta bactéria pode ser muito prejudicial para o feto, podendo até originar um aborto espontâneo, segundo confirmou esta investigação.

As comidas com mais risco de conter listeria são: sandes embaladas, patê, manteiga, queijos moles como Brie ou Camembert, bocados de carne pré-cozinhada ou salmão fumado.

Para esta investigação os especialistas estudaram o efeito da listeria em macacas grávidas, em várias fases da gravidez, mas acreditam que as conclusões se podem extrapolar para os seres humanos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório