Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

O que o colagénio faz mesmo ao nosso corpo?

É um dos componentes mais sonantes dos produtos de cosmética, mas o colagénio é muito mais importante do que isso.

O que o colagénio faz mesmo ao nosso corpo?
Notícias ao Minuto

13:40 - 21/02/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

O colagénio é uma das proteínas mais abundantes e mais importantes do corpo humano, estando responsável por uma grande parte das propriedades físicas. Mas não só.

Presente nos músculos, nos ossos, na pele, nos tendões, no cabelo e até mesmo no sistema digestivo, o colagénio assume-se como um dos elementos-chave da saúde humana, embora perca intensidade de produção e eficácia com o passar dos anos.

Mas, o que é que o colagénio faz mesmo ao nosso corpo? Muita coisa, como explica o site Food Matters. Em primeiro lugar, é uma das proteínas que mais impulsiona a boa circulação, uma vez que melhora a resistência e elasticidade dos vasos sanguíneos.

Por ajudar a recuperar os danos em tecidos, o colagénio desempenha ainda um papel determinante na cura de problemas musculares, cutâneos e articulares (incluindo-se a cartilagem e os ligamentos), o que faz com que seja ainda capaz de aliviar algumas das dores mais comuns nas articulações e reduzir todo o processo inflamatório que condiciona a mobilidade.

Ainda no que diz respeito à ‘saúde interna’, o colagénio ajuda ainda a tratar problemas do trato digestivo, uma vez que ajuda a acalmar o revestimento do intestino, estimulando a cicatrização das paredes celulares que estão danificadas.

Muito presente em produtos de cosmética, o colagénio é um dos melhores amigos da boa aparência da pele, deixando-a mais lisa e suave (e sim, atenua as rugas e pode mesmo ajudar a prevenir o seu aparecimento). Para as mulheres (e também para alguns homens), o colagénio é ainda um aliado na luta contra a celulite, pois ajuda a reparar as fibras danificadas e que permitem a acumulação de gordura nas zonas mais críticas.

De acordo com o site, esta proteína é também benéfica para a saúde capilar, deixando o cabelo com uma melhor qualidade, mais textura, mais forte e menos quebradiço.

E onde é que se pode encontrar o colagénio? Em primeiro lugar, na alimentação. As proteínas de origem animal são naturalmente ricas neste componente, contudo, para quem segue uma dieta vegetariana ou vegan o mais recomendado é encontrar um suplemento adequado às suas necessidades.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório