Procurar

É por estas razões que a marmita o está a fazer engordar

Preparar a marmita em casa é uma das práticas mais eficazes para conseguir controlar o peso ou até mesmo perder uns quilos extra… a não ser que esteja a fazer as escolhas erradas.

É por estas razões que a marmita o está a fazer engordar

© iStock

Daniela Costa Teixeira
21/02/2017 12:10 ‧ há 8 anos por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Cuidados

Aquilo que há uns anos era sinónimo de condições financeiras mais escassas agora é uma tendência que agrada a miúdos e a graúdos e que não olha para estatutos ou contas bancárias. Falamos da marmita, uma das eternas e fiéis amigas da boa alimentação. Ou pelo menos deveria ser.

Preparar a marmita em casa é uma das práticas mais eficazes para conseguir controlar o peso ou até mesmo perder uns quilos extra, contudo, algumas pessoas continuam a fazer escolhas menos certeiras e, com isso, a ganhar uns quilos extra e muitas vezes sem perceberem o verdadeiro motivo.

As sandes são uma das opções mais comuns para o almoço no trabalho, mas é preciso ter muito cuidado na hora de as preparar. Primeiro, há que banir todo e qualquer tipo de carne processada, depois é igualmente importante ter atenção ao pão, pois aqueles mais industrializados (como o pão de forma ou tipo brioche) podem conter mais açúcar, sal e gordura do que uma bolacha. A sandes é uma opção saudável quando se elege pão integral ou de cereais.

Um outro erro comum na confeção de sandes diz respeito aos molhos. Como destaca o site Eat This, Not That!, colocar molhos ricos em gorduras saturadas (como é o caso da maionese industrializada) é também um tremendo contributo para aqueles quilos extra não só não desaparecerem como para ganharem a companhia de outros tantos.

Ainda no que diz respeito aos molhos, de nada vale comer uma salada super colorida e saudável quando esta é completamente tapada por um molho industrial, como aqueles que comummente se vendem nos supermercados. Para que a salada seja saudável, deve-se juntar ou azeite ou abacate batido, duas boas fontes de gordura e que enriquecem nutricionalmente o prato. Não incluir gordura na dieta contribui muito para o ganho de peso pois a sensação de saciedade ficará comprometida, o que faz com que a pessoa sinta fome pouco tempo depois de ter almoçado.

Não incluir água na marmita é também um erro, não só porque condiciona a hidratação ao longo do dia, como também aumenta a probabilidade de ir ao café mais próximo comprar algo para beber (leia-se, um sumo ou refrigerante).

Usar marmita implica, na grande maioria das vezes, comer em recipientes de vidro ou plástico, contudo, estes em nada se assemelham a um prato e, por isso, perde-se a capacidade de ‘empratar de forma saudável’, ou seja, de medir as quantidades adequadas de cada tipo de alimento (metade do prato com vegetais e legumes, um quarto com proteína e um quarto com hidratos de carbono).

Se acha que a sua marmita está a ser feita de forma correta e mesmo assim não consegue dizer 'adeus' aos quilos extra, veja o que pode estar a fazer mal.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10