Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Como conseguir adormecer quando se está demasiado stressado

O stress é um dos maiores inimigos da qualidade de sono e está mais do que na hora de conseguir combatê-lo.

Como conseguir adormecer quando se está demasiado stressado
Notícias ao Minuto

15:00 - 20/02/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Conselhos

Níveis altos de cortisol e má qualidade de sono são dois aspetos que não coincidem de todo. O stress elevado é um dos maiores inimigos de quem pretende dormir bem, uma vez que estimula o estado de alerta e aumenta os níveis de ansiedade, que tendem a crescer com as horas a passar.

Mas esta não tem de ser uma luta perdida. Como explica à Health a médica Nancy Foldvary-Schaefer, também diretora do Centro de Distúrbios do Sono na Cleveland Clinic, existem algumas formas bastante práticas e eficazes para combater a má qualidade do sono (e/ou insónia) causada pelo stress. E o primeiro passo a dar é identificar o que causa stress e tentar controlá-lo logo de manhã, de forma a que ao final do dia já não seja um motivo de tensão/preocupação.

De acordo com a especialista, que salienta a importância da procura de ajuda junto de um médico, as pessoas devem ter a consciência de tudo que o interfere com os níveis de stress e encontrar formas de o controlar ou evitar. No caso do stress causado pelo trabalho, um truque que pode resultar é a anotação de todas as tarefas por realizar num diário logo pela manhã, numa tentativa de organizar o dia e evitar problemas de última hora (e que muito contribuem para o aumento do stress).

Olhar com atenção para a atmosfera do quarto é também importante, pois a luz, a qualidade do colchão, o odor e até mesmo o tipo de lençóis interferem com a qualidade do sono, agravando-se a situação quando a pessoa vai com stress para a cama. A temperatura do quarto deve estar amena e devem-se evitar todos e quaisquer dispositivos eletrónicos.

De acordo com a Health, quando a má qualidade do sono é constante e quase sempre causada por stress, deve-se evitar ao máximo o consumo de cafeína e bebidas alcoólicas, uma vez que intensificam ainda mais o nervosismo.

Um outro conselho a ter em conta diz respeito à tendência para acordar a meio da noite. Esta situação é normal, mas a pessoa não deve ficar na cama muito tempo quando tem dificuldade em adormecer, pois isso apenas vai intensificar ainda mais o stress e a dificuldade em adormecer.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório