Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Dez passos para uma gravidez mais saudável

Uma gravidez saudável é essencial para o bem-estar da mulher e do bebé. Veja tudo o que é preciso fazer.

Dez passos para uma gravidez mais saudável
Notícias ao Minuto

17:00 - 18/02/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Assim que a mulher sabe que tem uma vida a nascer dentro de si, todos os cuidados são poucos para zelar pelo bem-estar, seja o seu ou o do filho que está prestes a chegar. Mas isso não quer dizer que tenha que se isolar e proteger de tudo e todos, pelo contrário.

A mulher deve tentar ter uma gravidez o mais saudável possível, mas tão ou mais importante do que isso é ter uma gravidez feliz e confortável, em que cada momento seja apreciado e guardado com uma boa recordação.

Como conta o site News Medical, recorrendo aos dados do Infant and Toddler Forum, existem dez aspetos que as mulheres devem ter sempre em conta durante a gestação e um deles diz respeito à toma de suplementos de vitamina D e de ácido fólico, sendo que a dose diária recomendada depende daquilo que o médico achar o mais conveniente.

Manter um estilo de vida ativo é também importante, assim como manter um peso saudável. Nos dias de hoje ainda existe muito a tendência de ‘comer por dois’ durante a gravidez, mas não tem de ser assim. Os quilos a mais na gravidez até podem ser ‘bem-vindos’, mas mulher deve comer bem e seguir uma alimentação saudável, equilibrada e adequada ao seu estado. E como é que consegue isso? Escolhendo alimentos nutritivos, que forneçam as vitaminas e minerais fundamentais para o bem-estar e que proporcionem uma maior sensação de saciedade. De acordo com a publicação, somente apenas no último trimestre é que a mulher poderá necessitar de começar a comer um pouco mais, contudo, a mulher deve seguir uma dieta variada ao longo de toda a gestação, com especial atenção para o peixe rico em ómega 3, que deve ser consumido entre uma a duas vezes por semana.

A ingestão de água é também fundamental e, por isso, uma mulher grávida deve tentar beber entre seis a oito copos de água por dia (uma média de dois litros diários) para se manter hidratada, podendo ainda haver a necessidade de reduzir o consumo de cafeína para 200 miligramas por dia.

Ainda no que diz respeito à alimentação, a mulher grávida não se deve privar de nada que esteja a apetecer, contudo, deve certificar-se da qualidade dos alimentos e à sua forma de confeção. As proteínas animais devem ser cozinhadas por completo e os legumes e frutas devem ser lavados individualmente. Os enlatados devem ser evitados, assim como os produtos lácteos não pasteurizados, alerta a publicação.

Por fim, mas não menos importante, uma gravidez saudável requer ainda a perda de alguns hábitos, como o consumo de tabaco e de bebidas alcoólicas. Se necessário, a mulher deve procurar apoio.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório