Meteorologia

  • 21 NOVEMBRO 2017
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

Causas para a dor de peito e que não têm a ver com ataques cardíacos

Assim que surge uma dor no peito pensa-se logo no pior: ‘o meu coração está mal’. O pensamento não é de todo errado, mas a verdade é que a dor no peito pode ser causada por outras situações.

Causas para a dor de peito e que não têm a ver com ataques cardíacos
Notícias ao Minuto

17:00 - 17/02/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Saúde

O ataque cardíaco é o problema mais comummente associado à dor de peito. A sensação de aperto e pontada faz com que todos os alarmes comecem a soar, mas nem sempre é necessário, a não ser que exista já um histórico clínico de problemas de coração ou se a pessoa se inclui no grupo de risco (isto é, se é fumadora, se tem o colesterol alto, se tem diabetes e/ou excesso de peso, etc.). Os sintomas de ataque cardíaco nunca devem ser desvalorizados, mas é importante saber olhar com olhos de ver para a dor de peito (evitando-se, assim, um acréscimo do stress por receito de problemas cardíacos).

Como indica a revista Health, existem outras causas para a dor de peito e que nada têm a ver com ataques cardíacos.

A azia, por exemplo, é uma das possíveis causas para a dor de peito, que pode vir acompanhada por uma sensação de ardor e calor na região.

Quem costuma treinar ao longo de toda a semana e aproveita o sábado e o domingo para descansar pode também sentir dor no peito e tudo por culpa da tensão muscular, que pode ser ainda provocada por esforços excessivos, como acontece quando se faz mudanças e se tem que andar com os móveis de um lado para o outro.

A costocondrite é também algo a ter em conta na hora de avaliar uma dor de peito, uma vez que se trata de uma inflamação na costela e que pode levar a outros problemas de saúde, lê-se na publicação, que coloca ainda na lista dos possíveis motivos para uma dor de peito a zona, uma infeção viral causada pelos vírus herpes zóster e que se manifesta através de erupções cutâneas.

Segundo os médicos consultados pela publicação, a dor de peito pode ainda ser causada por pericardite (inflamação súbita no pericárdio), por pancreatite (inflamação brusca no pâncreas) e pela doença arterial coronariana.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório