Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

No dia Mundial do Gato, saiba por que este animal não gosta de banhos

O seu gato até pode gostar de brincar com a água que tem na taça ou beber da torneira, mas tem razões para não gostar de banhos.

No dia Mundial do Gato, saiba por que este animal não gosta de banhos
Notícias ao Minuto

10:53 - 17/02/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Pets

Hoje, 17 de fevereiro, assinala-se o Dia Mundial do Gato – animal que também tem um Dia Internacional celebrado a 8 de agosto – e aproveitamos para esclarecer porque é que a maior parte dos gatos parece não gostar muito de água e especialmente de banhos.

Muitos gatos são fascinados pela água e podem até gostar de mergulhar as patas na banheira ou meter as cabeças debaixo da torneira para beber. Determinadas raças de gatos domésticos até gostam de nadar.

No entanto, mesmo que consigam nadar tão bem como os cães, os gatos provavelmente não terão interesse em nadar ou tomar banho. Mas porquê?

O site Mother Nature Network conta que os cientistas e especialistas em comportamento acreditam que há várias razões para esta relação complicada que os gatos têm com a água.

A primeira é a evolução. Os gatos domésticos descendem dos gatos arábes selvagens, que viviam em regiões secas onde praticamente não podiam ou precisavam de nadar. Por isso os gatos nunca aprenderam a nadar nem têm necessidade de o fazer.

Os felinos também estão sempre à procura de potenciais perigos e querem permanecer em boa forma no caso de terem de lutar ou fugir. No entanto, quando o seu pelo fica molhado, o animal fica mais pesado e isso compromete a sua agilidade e torna-o vulnerável a ataques.

A ocorrência de más experiências (ou a falta de experiência) é outra razão para os gatos não gostarem de água. Se o gato já foi obrigado a tomar banho e até de uma forma agressiva, é normal que não seja grande fã.

Além disso a água bloqueia a sua libertação de feromonas e os pelos demoram muito tempo a secar, tornando a experiência do banho ainda mais desagradável.

Como os gatos são criaturas de hábitos e não gostam de surpresas, a melhor forma de habituá-los ao banho e dar-lhe banhos calmos de água morna desde bebé.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório