Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Segredo para a produtividade está mais perto do que pensa

E se lhe dissermos que é o seu colega do lado o seu maior ‘talismã’ para a produtividade?

Segredo para a produtividade está mais perto do que pensa
Notícias ao Minuto

23:00 - 16/02/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Trabalho

Aumentar a performance e a capacidade de concentração depende muito daquilo que se come ao longo do dia, das horas de sono, da prática de exercício físico e da capacidade de organização de cada um. Mas depende também de quem está ao lado.

Um recente estudo citado pelo site Science of Us, revela que o colega do lado é a maior influência para a produtividade de uma pessoa… seja isso bom ou mau.

Na investigação participaram dois mil funcionários de uma mesma empresa, tendo sido avaliados a nível de produtividade e qualidade no trabalho realizado. A localização e o espaço que ocupavam foi também alvo da atenção por parte dos investigadores.

Os participantes foram ainda divididos em três grupos: produtivos e extra rápidos na realização das tarefas; não tão rápidos como os colegas mais próximos mas com um trabalho final de maior qualidade; e mais ou menos produtivos e com trabalhos de qualidade razoável.

Depois de terem cruzado todos os dados e passado a pente fino a performance de cada um dos funcionários, os cientistas concluíram que substituir um trabalhador medíocre por quem que é duas vezes mais produtivo resulta num aumento da produtividade dos funcionários ‘vizinhos’ em cerca de 10%.

Contudo, o efeito oposto (redução da produtividade ao trocar um funcionário medíocre por um mau) não se verificou e esta ‘dança de cadeiras’ mostrou fazer sentido quando o novo ‘elemento’ tenta influenciar os colegas com hábitos de trabalho diferentes. Ou seja, um funcionário produtivo e extra rápido na realização das tarefas não consegue fazer com que um colega idêntico seja ainda mais produtivo, mas consegue melhorar a performance dos colegas mais ou menos produtivos e com trabalhos de qualidade razoável.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório