Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Tratamento experimental poderá abrandar evolução da diabetes tipo 1

Estudo piloto revela que pode ser possível abrandar a progressão da diabetes tipo 1 através de um tratamento experimental centrado no sistema imunitário.

Tratamento experimental poderá abrandar evolução da diabetes tipo 1
Notícias ao Minuto

10:04 - 16/02/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Num novo estudo, um grupo de investigadores suecos testou um novo método para treinar o sistema imunitário a parar de atacar as próprias células de produção de insulina do corpo. Os resultados do estudo foram publicados ontem no New England Journal of Medicine.

Nas pessoas com diabetes tipo 1, o sistema imunitário erroneamente reconhece certas proteínas nas células beta como corpos estranhos invasores e começa uma atacá-las. Assim que as células beta são mortas o pâncreas passa a produzir pouca ou nenhuma insulina, a hormona que regula como o corpo absorve o açúcar do sangue para ser usado para energia. Como resultado disso os pacientes precisam de seguir tratamentos para toda a vida, como injeções de insulina, para conseguir manter níveis normais de açúcar no sangue.

Neste pequeno estudo, que contou com seis participantes, os investigadores injetaram uma proteína naturalmente encontrada nas células beta diretamente nos nodos linfáticos dos pacientes. O método mostrou-se eficaz a abrandar a evolução da diabetes tipo 1, permitindo que algumas células beta continuassem a produzir insulina.

Se a eficácia deste tratamento for confirmada em ensaios maiores, a terapia poderá trazer uma série de benefícios para os pacientes com diabetes tipo 1. A capacidade de produzir a secreção de insulina, mesmo que seja a níveis muito baixos, diminui drasticamente o risco de complicações com os pacientes, como episódios de níveis de açúcar no sangue perigosamente baixos, disse o Dr. Johnny Ludvigsson, professor sénior de pediatria na Linköping University e principal autor do estudo, ao Live Science.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório