Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

O que precisa de saber sobre o líquido que o iogurte contém

Deve-se incorporar no iogurte ou deitar fora e comer apenas o iogurte? Como se chama? Tem propriedades benéficas? Contamos-lhe tudo.

O que precisa de saber sobre o líquido que o iogurte contém
Notícias ao Minuto

08:05 - 16/02/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Nutrição

Há quem mal abra um iogurte deite logo este líquido pelo ralo, outras pessoas bebem-no imediatamente e outras misturam-no com o iogurte que vão comer. Quem deite este líquido fora certamente já ouviu alguém dizer que é nele que estão os nutrientes e as vitaminas, mas é mesmo assim?

Este líquido presente nos iogurtes chama-se soro de leite e está essencialmente presente nos iogurtes em embalagens de plástico, sendo que não se encontra em iogurtes artesanais ou em frascos de vidro. A única razão para isto acontecer é a forma de como se elaboram, os iogurtes com soro são os que fermentam em grandes recipientes e depois se repartem em diferentes embalagens, ao contrário dos caseiros ou em frascos, que o fermentam de forma individual.

O soro aparece quando o iogurte fermentado passa para o recipiente de plástico e é esta mudança abrupta de localização e temperatura que provoca o seu aparecimento.

Quanto às suas propriedades, o soro de leite contém vitaminas e sais minerais, provenientes do leite e que devem ser aproveitados, sempre. Este liquido é formado pelas proteínas lactoglobulina e alfa-beta-lactoglobulina, duas proteínas que têm um alto valor biológico. Também é rico em cálcio (1,05 mg) e fósforo (0,8 mg) numa proporção apropriada para uma boa absorção de cálcio pelo corpo, segundo destaca o El Confidencial.

Se não gosta de ver este líquido sobre o seu iogurte e nem consegue pensar em bebê-lo há uma solução simples para o conseguir consumir, mexa bem o iogurte antes de o abrir e comer, o liquido vai misturar-se completamente com o seu iogurte e quando o abrir já nem vai notar que lá está – mas o seu corpo vai obter todos os benefícios.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório